Dicas de Lavagem

Dicas úteis para lavar de uma forma sustentável

Desde separar a sua roupa até escolher o detergente certo para ela - encontre dicas úteis aqui.

Separar e pré-tratar a sua roupa

Separar a sua roupa

  • Tipo de tecido: Não lavar tecidos delicados, ex: lã ou seda, juntamente com tecidos robustos, ex: toalhas.
  • Temperatura de lavagem: Preferencialmente verifique os símbolos de cuidado com a roupa nas etiquetas. Estes informam-no da temperatura a que os tecidos podem ser lavados.
  • Grau de sujidade: Não lavar roupas ligeiramente sujas ou que tenham sido usadas durante pouco tempo juntamente com tecidos muito sujos.
  • Intensidade cores (só em lavagem de cores): Roupas vermelhas e pretas são particularmente suscetíveis a descoloração e devem por isso ser lavadas juntamente com roupas de cor semelhante. Ver instruções nas etiquetas.

Pré-tratar a sua roupa

  • Tecidos com muita sujidade devem ser lavados imediatamente. Nódoas recentes são mais facilmente removidas do que as já secas.
  • Pode efectuar um pre-tratamento das nódoas com Persil Gold Universal Gel, Persil Gold Color Gel ou Persil ActicPower. Junte um pouco de detergente em gel à nódoa e deixe-a secar no máximo 10 minutos.

Carregar a máquina de lavar a roupa

Ao colocar correctamente a roupa na máquina de lavar, pode poupar dinheiro e energia. Se a máquina estiver demasiado cheia, a roupa no tambor não irá virar-se adequadamente e consequentemente não ficará completamente lavada. Por outro lado, se a máquina tiver pouca roupa irá gastar energia desnecessariamente.

A regra de ouro para um ciclo de lavagem normal: Uma mão aberta e esticada deve caber no tambor, acima da roupa. Para delicados ou lãs, apenas metade do tambor deverá ser ocupado.

Deverá também verificar as recomendações do fabricante da sua máquina de lavar sobre diferentes programas de lavagem.

Seleccionar o detergente e a máquina de lavar a roupa

Para roupa branca utilizar o detergente Universal:

Para preservar as cores dos seus tecidos por mais tempo recomendamos:

Uma menor dosasem e embalagem mais pequena e prática é garantida pelos detergentes concentrados:

E também, para uma limpeza higiénica até em água fria apresentamos:

O produto mais adequado para lãs e roupas delicados é:

  • Sonasol Lãs

Usar a dosagem correcta

Pode encontrar instruções de dosagem precisas em qualquer embalagem de Persil.

Vai encontrar algumas dicas adicionais nesta página:

  • A quantidade certa de detergente depende da dureza da água local e do grau de sujidade nos seus tecidos e pode ser facilmente encontrada na tabela de dosagem recomendada na embalagem.
  • O seu fornecedor de água pode dar-lhe mais informação sobre a dureza da sua água. O contacto dos fornecedores pode ser encontrado nas suas facturas ou na internet.
  • Se possuir uma máquina de lavar com capacidade superior a 5kg, encontrará informação em separado para doses adicionais em máquinas maxi nos rótulos dos nossos produtos.
  • Um doseador ajudá-lo-á a medir a quantidade necessária de detergente. Se quiser pedir um doseador gratuitamente ou tiver qualquer dúvida adicional, contacte a nossa linha gratuita de apoio ao consumidor 800 200 007.

Seleccionar o programa de lavagem.

Pré-lavagem: Uma pré-lavagem só é necessária para roupa com sujidade elevada.

Ciclo de lavagem principal: Seleccione o ciclo de lavagem e a temperatura de lavagem dependendo do grau de sujidade e do tipo de tecido. Mais informação nas etiquetas das suas roupas.

Ciclo rotativo:
Os vários programas de lavagem controlam automaticamente o ciclo rotativo. De qualquer forma, reduza a rapidez de centrifugação / número de rotações ou evite-as completamente para peças extremamente delicadas.

Pós-lavagem

Retire a roupa da máquina de lavar o mais rapidamente possível após a lavagem e seque-a. Ao fazer isto está a evitar que a roupa obtenha um cheiro desagradável. Pode também reduzir os vincos da sua roupa e poupar energia com passagens a ferro mais curtas e simples.

Secar ao ar livre
Preferencialmente, pendure a sua roupa imediatamente após a lavagem. Isto evita manchas de bolor e vincos desnecessários. Sacuda e estique a roupa antes de pendurá-la pois facilita a passagem a ferro. Camisas e blusas devem secar em cabides. Coloque as lãs e sedas a secar horizontalmente e não as deixe secar ao sol.

Secar na máquina de secagem
Uma máquina de secar não lhe poupa só o trabalho de pendurar a roupa. As toalhas, por exemplo, também se tornam mais suaves na máquina de secar. No entanto, nunca coloque peças delicadas na máquina de secar. Os símbolos de cuidados da roupa têm informação sobre a peça ser ou não adequada para esta máquina.