FAQ - Perguntas Frequentes

Clique na àrea do seu interesse

Tem questões sobre a dosagem ou nódoas? Aqui encontrará as respostas

Dosagem

  1. O que significam os símbolos na tabela de dosagem recomendada? O que é a tabela de dosagem recomendada?

    Com a tabela de dosagem em cada embalagem de Persil pode ler facilmente a dosagem necessária para as peças de roupa respectivas.

    A dosagem depende da sujidade na roupa (apresentada em colunas) e a dureza da água local (apresentado em linhas). A informação de dosagem em toda a gama de Persil refere-se sempre a uma máquina de 4,5 kg de roupa.

  2. Como sei qual dosagem correta ?

    Cada embalagem de Persil contém uma recomendação de dosagem concreta. A quantidade ótima de detergente depende da quantidade de roupa na máquina, da sua sujidade e da dureza da água. Se devido a roupa extremamente suja, uma pré-lavagem pareça necessária, seleccione a quantidade mais baixa na recomendação de dosagem.

    Se usar a dosagem correcta de detergente, estará a proteger o ambiente, poupar dinheiro e evitar excessos de detergente nos tecidos e equipamentos.

  3. Quem me pode dar informação sobre a dureza da minha água local ?

    Se não souber a dureza da sua água, pode perguntar ao seu fornecedor. A nossa dica: Pode encontrar o contacto do seu fornecedor nos seus recibos ou na internet.

  4. Onde obtenho doseadores ?

    Pode encomendar doseadores de forma gratuita ligando para o 800 200 007.

  5. O que é a dureza da água ?

    A dureza da água tem por base a proporção de cal dissolvido num litro de água, em milimoles de carbonato de cálcio (CaCO3) por litro de água.

    É importante determinar a quantidade de detergente a utilizar de acordo com a informação na embalagem do detergente.

  6. O que significam os graus de sujidade na tabela de dosagem ?

    Pouca sujidade:
    Não há sujidade nem nódoas* visíveis. Algumas peças de roupa que absorveram o odor corporal. Exemplos: roupas leves de Verão e desportivas (vestidas por algumas horas), t-shirts, camisas, blusas (usadas até 1 dia), roupa de cama do quarto de hóspedes e toalhas de mão (usadas por um dia).

    Sujidade Normal:
    Sujidade visível e/ou algumas nódoas* ligeiras. Exemplos: t-shirts, camisas, blusas (transpiradas ou usadas várias vezes), roupa interior (usada 1 dia), toalhas de mão, roupa de cama (usados até 1 semana), cortinas sem sujidade de nicotina (até 6 meses de utilização).

    Sujidade Difícil:

    Sujidade e/ou nódoas* claramente visíveis. Exemplos: toalhas de cozinha, guardanapos de pano, bibes, roupa de criança e de futebol (suja com erva e terra), roupa de ténis (suja com dioxina Kieselrot), roupa de trabalho (como jardineiras de mecânico, roupa de padeiro ou talhante que possa ser lavada em casa).

    Sujidade muito difícil:
    Muita sujidade e nódoas* claramente visíveis e possívelmente antigas, peças de roupa com odores indesejados fortes.

    Exemplos: sujidade mencionada acima em toalhas de mesa, guardanapos de pano, panos de cozinha, panos de limpeza, esfregonas, bibes, roupa para criança e para desportos (bastante sujas com lama, terra e erva), roupa de trabalho.

    * Nódoas típicas
    Laváveis: chá, café, vinho tinto, fruta, vegetais
    Com proteínas/hidratos de carbono: sangue, ovo, leite, amido
    Com gordura/óleo: óleos para a pele, óleo de cozinha, molhos, querosene, ceras.
    Pigmentos: fuligem, terra, areia

  7. Porque é que a dosagem recomendada está relacionada com a dureza da água ?

    A roupa que é lavada a longo prazo a um nível abaixo da dosagem recomendada tendo em conta a dureza da água, não só fica com um tom cinzento indesejado ao fim de algum tempo, como também perde as suas características de uso

    • fica cada vez mais dura,
    • obtém um cheiro indesejado,
    • torna-se cada vez mais pesada e absorve menos devido à cal depositada,
    • e por fim gasta-se e rasga-se mais facilmente.

    Infelizmente, depósitos de cal elevados não podem ser corrigidos! Para quem a durabilidade da sua máquina de lavar e dos seus tecidos é importante, deve certamente prestar atenção à dosagem de detergente apropriada. Neste caso menor quantidade não é sinónimo de uma melhor solução, e pode até sair bastante caro. Os componentes amaciadores de água em Persil (e em todos os outros detergentes Henkel) são perfeitamente suficientes para prevenir as consequências negativas apresentadas acima. A quantidade de detergente necessária e apropriada pode ser facilmente lida na tabela de dosagem nos produtos. Se não souber a dureza da sua água deverá também consultar a tabela na embalagem ou perguntar ao seu fornecedor de água local.

  8. Faz sentido lavar roupas pouco e muito sujas juntas ?

    Seria melhor que não lavasse roupa muito suja juntamente com roupa pouco suja. Roupa com sujidade difícil precisa normalmente de uma dosagem mais elevada e por vezes também uma temperatura de lavagem elevada, enquanto a roupa com pouca sujidade pode ser lavada a 20ºC com uma dosagem inferior.

  9. Porque é que amaciador de água adicional não é necessário ?

    Se seguir as instruções de dosagem, amaciadores de água não são necessários com os produtos Persil.

    Todos os produtos Persil já possuem protecção anti-calcário. Isto faz com que amaciadores de água adicionais não sejam necessários.

  10. Como é que lavo de forma sustentável/protegendo o ambiente ?

    Lavar sustentavelmente significa lavar "correctamente"! Isto inclui separar a roupa, tratar nódoas e carregar a máquina da roupa correctamente, usar a dosagem correcta de detergente (de acordo com o grau de sujidade e dureza da água) tal como seleccionar o programa de lavagem adequado.

  11. Porque é que faz sentido usar um amaciador ?

    Amaciadores de tecido tornam a roupa ainda mais suave, dando-lhe um perfume agradável, reduzindo a carga de electricidade estática e contribuindo para um cuidadoso tratamento da sua roupa. Roupa lavada com amaciador seca mais rápido, mesmo na máquina de secar, facilita a passagem a ferro e leva a menos irritações de pele devido à menor fricção do tecido com a pele.

  12. Por quanto tempo pode durar um detergente ?

    Não existe nenhuma data de validade, como legalmente indicado em alimentos, para detergentes ou agentes de limpeza. Os nossos detergentes e agentes de limpeza podem ser mantidos durante muitos anos se forem guardados num local fresco e seco. Por favor não guarde detergentes líquidos, agentes de limpeza e amaciadores em locais com temperaturas muito baixas, nem os sujeite a gelo.

    Os códigos de produção nos nossos produtos não podem dar-lhe a si, enquanto consumidor, qualquer indicação da data de produção do mesmo, na medida em que são códigos encriptados. Pode verificar quando é que um detergente ainda pode ser usado através da sua aparência, o seu cheiro e a sua composição. Se por exemplo o conteúdo de uma embalagem de pó consiste apenas de um amontoado duro, então o detergente já absorveu demasiada humidade. A dosagem correcta já não pode ser medida e adicionada e portanto já não deve ser usada.

    Se um detergente mais antigo como o descrito acima ainda parecer "normal" e puder ser medido e colocado na máquina correctamente, pode usá-lo sem receio. De qualquer forma, recomendamos que escolha a dosagem para roupa muito suja visto que a performance de alguns ingredientes como a lixívia e as enzimas podem diminuir ao longo do tempo. No caso de a aparência e a natureza do produto já não estiverem como devido, por favor livre-se deste apropriadamente.

  13. Como devo lavar as minhas calças de ganga ?

    As suas calças manter-se-ão bem por mais tempo e não irão exibir qualquer deterioração de cores, se puser no máximo 3 calças de ganga na máquina ao mesmo tempo - e as vire do avesso.

    Seleccione uma velocidade de centrifugação baixa e lave com Persil Color Gel no programa delicado. Pendure as calças de ganga para secar imediatamente após a sua lavagem.

  14. Como devo lavar as minhas roupas de ski ?

    É melhor lavar os seus fatos de ski e também a sua roupa interior com Persil Color Gel. Dependendo da recomendação na etiqueta de cuidados com os tecidos, seleccione um programa de lavagem delicado e meça a dosagem de detergente de acordo com a dureza da sua água local para "sujidade difícil".

  15. O que diferencia Persil Color-Gel de outros detergentes de roupa delicada de cor ?

    De facto, ambos os detergentes são indicados para cores. No entanto, Persil Color Gel é ideal para roupa com sujidade normal a difícil que pode ser lavada no programa de lavagem para cores com uma máquina de 4,5 kg ou mais. Nódoas díficeis de gordura são removidas com este poderoso detergente mesmo a baixas temperaturas. Para além disso, um pré tratamento directamente nas nódoas também é possível.
    Já os detergentes de roupas delicada de cor são detergentes especiais, essencialmente para proteção e não tão adequados para limpeza de nódoas díficeis. Esta é a razão pela qual são usados em programas de delicados e de cuidado fácil, com o máximo de capacidade de 2,5kg.  

  16. Uma pré-lavagem é necessária ?

    Por regra, não. Excepções: roupas extremamente sujas, ex: roupa de trabalho, desportos outdoor, jardinagem e agricultura.

  17. Que detergente posso usar para roupa branca, cores, seda ou lã?

    Branca 60° C

    Cores 60°C

    Seda/Lã

    • Sonasol Lãs
  18. O que deve ser feito quando peças de roupa largam a sua cor?

    Novos tecidos podem largar a sua cor. Se não tiver a certeza sobre a durabilidade das cores dos tecidos, será melhor lavar a nova peça de roupa separadamente até 40ºC. Pode também organizar os tecidos coloridos e lavar cores escuras e claras em separado, o que significa que roupas com cores semelhantes são lavadas juntas.

Nódoas

  1. O que fazer com nódoas de uma loção para a pele ?

    Use um aditivo tira-nódoas em nódoas de loção para a pele e em seguida lave as peças de roupa com Persil Color Gel.

    Seleccione a dosagem para "sujidade difícil" de acordo com a dureza de água local e use um programa com o limite de temperatura de lavagem permitida na etiqueta de cuidados com o tecido. Se a nódoa já for antiga e tiver sido pré-tratada várias vezes de maneiras diferentes, uma segunda aplicação pode ser necessária.

  2. O que pode ser feito face a nódoas de bronzeador ?

    Nódoas de bronzeador estão entre as mais difíceis durante o Verão. Quanto mais alto o factor de protecção do bronzeador, mais difícil é remover a nódoa. Se os tecidos manchados ficarem por muito tempo no cesto da roupa suja isto fará com que a lavagem das nódoas seja mais difícil. Em casos muito complicados, pode já não ser possível remover as nódoas completamente.

    Dicas para tirar nódoas:
    Use spray tira-nódoas (em lata com benzeno) até molhar.

    Depois lave com Persil Universal e junte um aditivo tira-nódoas. Deverá usar o limite máximo de temperatura permitida na etiqueta da roupa e a dosagem para "sujidade difícil".

    Por vezes, contudo, a nódoa não irá sair com a primeira lavagem. Neste caso, os dois passos acima descritos podem ser repetidos ou a roupa poderá ficar de molho durante a noite. Para isso dissolva 170 ml de Persil Universal Pó juntamente com 105 ml de um aditivo tira-nódoas em 10 litros de água. Para cores sensíveis pastel, terá de decidir se o foco da lavagem será a retenção da cor ou a remoção da nódoa. Se estas cores forem lavadas com lixívia, a cor poderá tornar-se pálida.

  3. O que fazer com nódoas escuras, por vezes em forma de nuvem na roupa, apenas visíveis após lavagem?

    Algumas nódoas são frequentemente causadas pelos chamados "polyquats" que podem ser encontrados em produtos de cuidado capilar, entre outros. Estes ficam depositados na superfície dos tecidos e prendem-se teimosamente às fibras. Por este motivo eles apenas serão libertados com a espuma durante a lavagem.

    Se o detergente usado não tiver sido suficiente, as nódoas tonar-se-ão bastante visíveis já que as particulas de sujidade ficarão agarradas. Devido às características descritas dos polyquats, na maioria das vezes estas nódoas são muito difíceis ou mesmo impossíveis de remover.

    Pode experimentar o seguinte:
    Mergulhe a peça de roupa em espuma de sabão durante várias horas em qualquer caso. Use por exemplo Persil Universal Pó na dosagem para "sujidade difícil" juntamente com uma dose elevada de aditivo tira-nódoas. Em seguida lave os tecidos na máquina de lavar com os produtos mencionados com uma dosagem alta (tenha em conta a dureza da água) à mais alta temperatura possível de acordo com a etiqueta da roupa.

    A sombra destas nódoas pode mudar ao longo do tempo devido ao oxigénio do ar ou a lavagem insuficiente. A nódoa, antes pouco visível, torna-se castanha.

    Nódoas em roupa branca ou de cor podem ser removidas adicionando 105 ml de anti-nódoas a Persil Pó Universal. Selecione a temperatura de lavagem mais elevado permitida na etiqueta.

    Faça o pré-tratamento da roupa de cor sensível diretamente nas nódoas com um aditivo tira-nódoas, deixe o produto atuar durante dez minutos e, dependendo das instruções de cuidado, lave à mão ou na máquina com um detergente delicado juntamente 90 ml de aditivo tira-nódoas.

  4. Como remover nódoas castanhas vindas do pólen ou da seiva das plantas e que por vezes não são visíveis até depois da lavagem ?

    A sombra destas nódoas pode mudar ao longo do tempo devido ao oxigénio do ar ou a lavagem insuficiente. A nódoa, antes pouco visível, torna-se castanha.

    Nódoas em roupa branca ou de cor podem ser removidas adicionando 105 ml de tira-nódoas a Persil Pó Universal. Selecione a temperatura de lavagem mais elevada permitida na etiqueta.

    Faça o pré-tratamento da roupa de cor sensível diretamente nas nódoas com um aditivo tira-nódoas, deixe o produto atuar durante dez minutos e, dependendo das instruções de cuidado, lave à mão ou na máquina com um detergente delicado juntamente 90 ml de aditivo tira-nódoas.

    Se nódoas muito teimosas não forem removidas após a primeira lavagem, é melhor pré-tratar antes da próxima lavagem e selecionar uma quantidade de detergente mais elevada.

    Alternativamente, pode deixar as roupas mergulhadas durante a noite numa solução de detergente ou selecionar a função enxaguar na máquina de lavar. Dissolva 260 ml de Persil Universal Pó em 10 litros de água para uma solução de detergente. O conselheiro de nódoas Persil pode ajudá-lo com dicas mais detalhadas.

  5. Como remover uma nódoa difícil das minhas roupas ?

    Se nódoas muito difíceis não forem removidas após a primeira lavagem, é melhor pré-tratar antes da próxima lavagem e selecionar uma quantidade de detergente mais elevada.

    Alternativamente, pode deixar as roupas mergulhadas durante a noite numa solução de detergente ou selecionar a função enxaguar na máquina de lavar. Dissolva 260 ml de Persil Universal Pó em 10 litros de água para uma solução de detergente.

  6. O que deverá ser feito com nódoas amarelas que não foram removidas na primeira lavagem ?

    Estas nódoas são frequentemente residuais e contêm por exemplo café, chá, fruta, vegetais, especiarias, molhos etc., que não foram completamente removidas durante a primeira lavagem. Estas poderosas nódoas de cor amarela a laranja ficam nos tecidos depois do ciclo de lavagem quando o detergente utilizado não foi suficiente.

    Mas pode também acontecer que após a primeira lavagem as nódoas já não são visíveis. Apenas após um período de tempo sobre a influência de oxigénio estas podem voltar a ter a sua mancha original - ex: quando os têxteis se mantêm no armário. As manchas destas nódoas podem ser removidas com Persil Universal Pó (2 doses para sujidade muito difícil) juntamente com um aditivo tira-nódoas - até ao ponto a que a etiqueta da roupa ou a cor da mesma permita.

    Para remover nódoas antigas ou de cor intensa, a maior parte das vezes é necessário enxaguar a roupa préviamente durante a noite com uma solução com lixívia.