Persil

Como Eliminar Nódoas de Gordura e Óleo

A gordura e o óleo deixam nódoas na roupa que podem ser difíceis de remover. Para impedir que a sua roupa fique definitivamente estragada, é preciso escolher o detergente Persil indicado para remover as nódoas de gordura e óleo de forma rápida e eficaz, enquanto a nódoa ainda é recente.

Diferenças na Remoção de Nódoas de Gordura e Óleo

Em casa, usamos muitas vezes a gordura e o óleo para o mesmo fim, seja para cozinhar ou para lubrificar. A sua aparência é ligeiramente distinta: a gordura é semissólida, enquanto o óleo é líquido. Ambos provêm de gorduras animais, sendo que o óleo também pode ser de origem vegetal. Apesar das diferenças, a gordura e o óleo são semelhantes em vários aspetos, o que faz com que a sua remoção requeira o mesmo processo de remoção de nódoas.

Tipos de Nódoas de Gordura e Óleo

Antes de remover uma nódoa de óleo, é importante saber de que tipo de nódoa se trata. O óleo vegetal, o azeite, o óleo de pickles e o óleo de coco são comuns na culinária, por isso é possível que os tenha na sua cozinha. Certos alimentos, como a manteiga ou a manteiga de amendoim, também contêm óleos que poderão provocar o mesmo tipo de nódoas que os óleos. As loções, a vaselina e mesmo os produtos para o cabelo que contêm óleo também podem manchar a roupa.

Remover Nódoas de Gordura e Óleo: Passo a Passo

Pretende eliminar uma nódoa de óleo das suas calças? Tem uma nódoa de gordura na camisa? Eis o que deve fazer:

  1. Escolha o detergente Persil mais indicado para a cor e o tipo de roupa
  2. Passe com um pano branco e limpo, para eliminar o excesso
  3. Faça o pré-tratamento com detergente Persil escolhido
  4. Lave à temperatura mais alta possível tendo em conta a segurança do tecido
  5. Certifique-se de que a nódoa desapareceu
  6. Repita o processo, se necessário.

Escolher o Detergente

Eliminar nódoas de gordura e óleo começa com a escolha do detergente Persil indicado.  Para o pré-tratamento, recomendamos Persil Líquido. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza. Tenha o cuidado de verificar sempre as instruções de lavagem do artigo e de seguir essas instruções.

Pré-tratamento

Antes de tratar a nódoa, remova a maior quantidade possível de gordura ou óleo da roupa. Passe um pano branco e limpo, para remover a gordura e evitar que esta se espalhe no tecido.

Para o pré-tratamento usando uma pequena quantidade do detergente Persil escolhido na roupa delicada, aplicando-o diretamente sobre a nódoa. Esfregue suavemente e deixe atuar durante 5 minutos.

Lave e Enxague

Para uma remoção eficaz de nódoas de gordura, lave a roupa o mais rapidamente possível. Consulte as instruções na etiqueta da roupa e, em seguida, lave à temperatura mais alta possível tendo em conta a segurança do tecido com o detergente Persil selecionado, seguindo as indicações para «roupa muito suja» apresentadas na embalagem.

Verifique a Nódoa de Gordura ou Óleo

Se a nódoa de gordura ou óleo ainda for visível, não deixe que a roupa seque. O facto de secar pode fazer com que a nódoa se instale, o que dificulta ainda mais a sua remoção. Em vez disso, repita o processo de pré-tratamento e lavagem.

Para nódoas difíceis, pode deixar o artigo de molho numa solução de lavagem com o detergente que escolheu durante uma hora ou mais, antes de lavar o tecido novamente. Tenha o cuidado de verificar sempre as instruções de lavagem da roupa.

Remover Nódoas de Gordura e Óleo de Diferentes Tecidos e Tipos de Roupa

Seguindo os passos descritos acima, pode eliminar nódoas de vários tipos de roupa, incluindo blusas, polos, calças de ganga, camisolas, guardanapos de pano e até lençóis. No entanto, tenha em atenção os tecidos delicados, como a seda ou a lã.

Para remover nódoas de roupa que só pode ser lavada a seco, como vestidos e fatos, consulte um profissional. Evite usar soluções naturais ou caseiras para remover as nódoas: algumas delas podem conter uma acidez excessiva para o tecido e provocar ainda mais estragos.

As Nódoas de Gordura e Óleo Ainda Não Desapareceram Após a Lavagem e a Secagem?

Só reparou numa nódoa de gordura depois de a retirar do secador da roupa?

Não há dúvida de que uma nódoa de gordura seca é mais difícil de remover. Contudo, não é impossível. Para eliminá-la, aplique uma pequena quantidade de gordura no mesmo local, para reavivar a nódoa. Em seguida, faça o pré-tratamento com o tira-nódoas que escolheu, lave e verifique se a nódoa desapareceu. Repita se necessário, para remover nódoas de gordura de roupa após a secagem.

Não desista da roupa por causa de uma simples nódoa de gordura ou óleo. Elimine-a rapidamente com estas dicas.