Persil

Como Eliminar Nódoas de Terra e Lama

Os dias de chuva são excelentes para relaxar em casa e dormir. Por outro lado, é nesses dias que se formam aquelas incríveis poças de lama para onde os nossos filhos adoram saltar. Quando as meias, camisolas e calças encharcadas e cheias de lama são o problema, é preciso que saiba o que fazer para eliminar as nódoas. Felizmente, não tem de ser difícil.

Tipos de Nódoas de Terra e Lama

Para remover nódoas de terra e lama, a primeira coisa a fazer é identificar o tipo de terra ou lama. A terra é a matéria do solo. Uma vez que é seca, pode quase sempre ser facilmente removida antes de se transformar numa nódoa. Já a lama, é uma mistura de terra e água, o que faz com que manche mais facilmente.

Existe um terceiro tipo de terra, que é a argila. Tem uma tonalidade avermelhada, podendo existir na forma húmida ou seca.

Remover Nódoas de Lama e Terra: Passo a Passo

  1. Escolha um detergente Persil  indicado para a cor e o tipo do tecido
  2. Com uma escova suave, remova a terra que se desprende das nódoas secas
  3. Se necessário, faça o pré-tratamento com um pouco de detergente líquido
  4. Lave a roupa à temperatura mais alta possível
  5. Verifique se a nódoa desapareceu
  6. Repita o processo, se necessário

Escolha um Detergente Persil

Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

As nódoas de terra e lama são essencialmente compostas de pigmentos sólidos, pelo que o pré-tratamento com um detergente líquido, aliado ao gesto de escovar, pode ajudar a remover as nódoas entranhadas.

Faça o Pré-Tratamento da Nódoa

Neste caso, ao contrário do que acontece com as outras nódoas, deixe a lama secar por completo. Remova o excesso de terra com uma escova macia e aplique uma pequena quantidade do detergente Persil que escolheu diretamente sobre a nódoa, esfregando ou escovando suavemente e deixando que o detergente atue durante alguns minutos. Lave a sua roupa como habitualmente. Se a nódoa for muito persistente ou antiga, deixe o tecido de molho numa mistura do detergente que escolheu e água durante pelo menos duas horas.

Lave e Enxague

Lave os tecidos à temperatura de lavagem mais alta possível de acordo com as recomendações do fabricante na etiqueta da roupa. Use a dosagem para «roupa muito suja» indicada na embalagem do detergente.

Verifique a Nódoa

Antes de colocar a roupa no secador, confira sempre se a nódoa desapareceu por completo. Se não tiver desaparecido, repita o processo de pré-tratamento, imersão e lavagem. 

Como Eliminar Nódoas de Terra e Lama de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Os tecidos delicados, como a lã, a seda ou os tecidos que apenas podem ser lavados a seco, requerem cuidados adicionais. Para remover nódoas de lama, argila ou terra de tecidos especiais laváveis, use o detergente Persil escolhido e lave à mão as camisolas, meias ou calças. Para eliminar as nódoas de terra e lama mais entranhadas, recomendamos que deixe de molho durante cerca de duas horas.

Se a roupa apenas puder ser lavada a seco de acordo com as instruções na etiqueta, deixe o assunto para os profissionais, para evitar estragos maiores.

Os tecidos cuja composição é uma mistura de algodão e poliéster são duráveis e podem ser lavados e secados a temperaturas bastante altas, sem correrem o risco de se estragar ou encolher.

Remover Terra e Lama de Roupa Branca

Na maioria das vezes, os passos descritos acima serão eficazes a remover terra, lama ou argila da roupa branca. Siga os passos descritos acima para eliminar essas nódoas. Evite utilizar tira-nódoas naturais ou caseiros, pois podem danificar certos tipos de tecidos.

A sua roupa ficou afetada depois de um dia de chuva? Elimine facilmente as nódoas de lama, terra e argila seguindo estas dicas.