Persil

Como remover Nódoas Antigas e Secas

Nódoas! Parece que ninguém consegue escapar-lhes. No nosso dia a dia somos confrontados com diferentes tipos de nódoas. Talvez seja uma nódoa de tinta para o cabelo, uma nódoa de tinta ou mancha de cor numa T-shirt, uma nódoa de tinta de caneta ou esferográfica numas calças, ou fezes, urina ou vomitado em roupa interior. O problema é quando nos esquecemos dessas nódoas ou não damos conta que estão lá e tornam-se antigas e secas.

Apesar de ser mais difícil tirar nódoas da roupa que já secaram, nem sempre é impossível. Eis o que precisa de saber.

Como tirar Nódoas Antigas e Secas

Qual é a fórmula para tirar nódoas antigas ou secas de sangue, chocolate ou maquilhagem da roupa?

Paciência e as ferramentas adequadas. Quer se trate de uma nódoa à base de óleo, uma nódoa à base de água ou uma nódoa natural, como as nódoas de lama, relva e folhas, o detergente certo e um pouco de tempo são elementos essenciais.

Remoção de Nódoas Antigas e Secas Passo a Passo

Para tirar nódoas antigas e secas:

  1. Escolha o detergente e tira-nódoas Persil adequado
  2. Faça o pré-tratamento da área afetada pela nódoa e deixe o detergente atuar durante alguns minutos sobre a nódoa
  3. Lave em água morna, e não quente
  4. Verifique se a nódoa desapareceu

Escolha um Detergente Persil

O primeiro passo é escolher o detergente Persil adequado para tirar uma nódoa antiga e seca. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

Faça o Pré-Tratamento da Área Afetada pela Nódoa

Para facilitar a remoção de uma nódoa antiga e seca, ponha a peça de roupa de molho numa mistura de detergente e água. Isto irá contribuir para remover a camada superior da nódoa. Depois, aplique o detergente Persil selecionado diretamente sobre a nódoa e deixe atuar durante alguns minutos. Enxague até o detergente desaparecer completamente.

Lave e Enxague

Lave a nódoa antiga e seca em água morna e não quente. As temperaturas elevadas poderão contribuir para que a nódoa se instale ainda mais.

Verifique a Nódoa

Se a nódoa não tiver desaparecido depois de lavar a peça, não a coloque na máquina de secar. Em vez disso, volte a colocá-la de molho e repita os passos de pré-tratamento e lavagem.

Como Eliminar Nódoas Antigas e Secas de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Antes de fazer seja o que for com a peça, verifique as instruções de lavagem presentes na etiqueta da peça de roupa, para confirmar se pode ser lavada na máquina. Alguns tecidos como o cetim, lã e seda, devem ser lavados à mão.

Diferentes Tipos de Nódoas Antigas e Secas

Há diferentes tipos de nódoas que poderá ter de remover, entre as quais as nódoas antigas ou secas:

  • Sangue
  • Chocolate
  • Café e chá
  • Lápis de cera e cera
  • Desodorizante
  • Tinta do cabelo e tinta
  • Gordura e óleo
  • Manchas de suor
  • Maquilhagem
  • Tinta de caneta e esferográfica

Antes do processo de remoção, deve verificar o tipo de nódoa com que está a lidar. As nódoas à base de óleo, à base de água ou de proteína são todas diferentes e poderão requerer diferentes abordagens de remoção.

Nódoas Secas em Diferentes Tipos de Tecidos

Alguns tecidos, como o algodão e o linho, são porosos e poderão requerer mais atenção do que outros. Com estes tecidos, por exemplo, será necessário deixar o detergente Persil atuar durante mais algum tempo, para penetrar nas fibras e revestir totalmente a nódoa seca.

Se encontrar uma nódoa antiga ou seca na roupa, não desespere. Há métodos para eliminar a maior parte das nódoas, mesmo quando estão secas.