Persil

Como remover Nódoas de Artigos de Algodão

O algodão é um tecido muitas vezes usado em camisas, lençóis e toalhas de mesa, devido à sua natureza porosa e à sua durabilidade e versatilidade. É um tecido respirável, sendo por isso confortável de usar no verão. Além disso, não requer cuidados difíceis. No entanto, se tiver uma nódoa em roupa de algodão, deve atuar depressa e eliminá-la antes que ela se instale. Dessa forma, irá garantir que a roupa dura por muito tempo.

Nódoas Problemáticas em Roupa de Algodão

Devido à sua natureza porosa, os materiais de algodão absorvem mais facilmente as nódoas do que a maioria dos tecidos. Na roupa de algodão, são frequentes as nódoas de suor e de desodorizante e as manchas na região das axilas, pois o algodão absorve rápida e facilmente os óleos naturalmente segregados. Se não eliminar estas nódoas depressa, o tecido pode ficar definitivamente manchado. Além disso, as fibras de algodão podem ficar impregnadas de odor, especialmente nas nódoas de suor e nas manchas na região das axilas.

No entanto, além das nódoas de suor, a roupa de algodão atrai também outros tipos de nódoas. Como em qualquer outro material, as nódoas de sangue, de vinho tinto, de gordura e óleo, de tinta e caneta e mesmo as nódoas de sumos de fruta e legumes podem arruinar o aspeto da sua roupa. Independentemente do tipo de nódoa, seja de café ou chá seja de relva ou folhas, deve atuar depressa para eliminá-la totalmente.

Remover Nódoas de Roupa e Artigos para a Casa de Algodão

A maioria da roupa e dos artigos para a casa de algodão pode ser lavada à máquina e secada sem prejudicar o tecido. No entanto, os artigos de algodão podem encolher e ficar amachucados no secador da roupa. Por isso, é importante ler as instruções na etiqueta antes de secar o tecido, para garantir que é utilizada a temperatura certa.

Na remoção de nódoas em algodão, deve ter cuidado ao utilizar lixívia nos tecidos. Embora os agentes branqueadores oxigenados  contidos nos detergentes contribuam para remover as nódoas, também podem danificar as fibras do tecido.

Remover Nódoas em Algodão: Passo a Passo

  1. Verifique as instruções na etiqueta da roupa, para ver se esta pode ser lavada e secada
  2. Escolha um detergente Persil indicado para a cor do tecido
  3. Use o seu detergente Persil para o pré-tratamento da nódoa
  4. Lave à temperatura mais alta possível tendo em conta a segurança da roupa de algodão
  5. Verifique se a nódoa desapareceu

Escolha um Detergente Persil

Depois de verificar as instruções na etiqueta da roupa de algodão para ver ser esta pode ser lavada na máquina use: Persil Color Gel para roupa de cor e Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel para roupa branca. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

Pré-Tratamento

Para remover nódoas de sangue, café, chá e outros líquidos de roupa de algodão, passe um pano limpo sobre a área, para remover, tanto quanto possível, o excesso de líquido. Coloque a peça do avesso e passe água fria sobre a nódoa.

A seguir, como em qualquer outro tipo de nódoa, aplique uma quantidade generosa do detergente Persil escolhido sobre a nódoa. Esfregue suavemente, deixando que as fibras do tecido absorvam o detergente. Em nódoas difíceis, poderá ter de deixar atuar durante alguns minutos antes de lavar.

Lave e Enxague

Use o detergente Persil que escolheu e lave à temperatura mais alta possível tendo em conta a segurança do tecido.

Verifique a Nódoa

Após a lavagem do artigo de algodão, verifique se a nódoa desapareceu. No caso das nódoas de suor, confira também se o odor desapareceu. Se for necessário, repita estes passos.
Para nódoas difíceis, pode deixar a roupa de algodão de molho numa solução de lavagem com o detergente que escolheu durante cerca de duas horas, antes de voltar a lavar.

Não coloque a peça no secador da roupa se a nódoa ainda for visível, pois poderá fazer com que a nódoa se instale definitivamente.

O algodão é o tecido ideal para usar no verão, mas absorve facilmente as nódoas. Saiba eliminá-las com detergente Persil.