Persil

Como Remover Nódoas de Ferrugem

No dia-a-dia, é fácil encontrar materiais de ferro e aço. Desde utensílios de jardinagem a mobiliário de exterior e utensílios para o barbecue, estes materiais estão por toda a parte. Se não estiverem pintados ou revestidos com um primário específico, ou se o seu exterior estiver fissurado ou desgastado, estão sujeitos a enferrujar.

A ferrugem é uma substância composta por óxido de ferro, que ocorre quando o ferro ou o aço entram em contacto com a água ou o ar. Não é preciso que a água seja muita: basta a humidade do ar. Embora possamos impedir que a ferrugem manche a roupa mantendo-a longe de superfícies que, por norma, a contêm, isso nem sempre é possível. Por isso, é importante saber o que fazer quando a roupa se mancha com ferrugem.

Visão Geral das Nódoas de Ferrugem

As nódoas de ferrugem são difíceis de remover. Podem alastrar rapidamente, uma vez que tendem a espalhar-se e a ser grumosas. Por vezes, é mesmo impossível removê-las por completo. Nesse caso, para salvar a sua roupa, deve sempre recorrer a uma lavandaria profissional. No entanto, na maioria das nódoas de ferrugem na roupa, pode seguir as dicas que se seguem.

Remover Nódoas de Ferrugem: Passo a Passo

  1. Atue rapidamente. Quanto mais cedo procurar resolver o problema, maiores hipóteses terá de eliminar as nódoas de ferrugem da sua roupa.
  2. Escolha um tira-nódoas e detergente para ferrugem indicado para o tipo de roupa.
  3. Faça o pré-tratamento da nódoa.
  4. Lave e enxague a nódoa à temperatura de lavagem mais alta possível de acordo com as instruções na etiqueta da roupa.
  5. Verifique se a nódoa desapareceu.

Escolha um Detergente Persil

O detergente e tira-nódoas a escolher irá depender da cor da sua roupa. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.  

Faça o Pré-Tratamento da Área

Para eliminar nódoas pesadas de ferrugem, poderá ser necessário um tira-nódoas específico para ferrugem. Estes produtos específicos para o pré-tratamento estão disponíveis em drogarias. Contudo, antes de aplicar, deve verificar as instruções de utilização, assim como as instruções na etiqueta da roupa.

Lave o Tecido

Confira as instruções na etiqueta da roupa. Lave o tecido à temperatura mais alta possível, de acordo com o indicado na etiqueta, usando o detergente Persil escolhido.

Verifique se a Nódoa Desapareceu

Se a nódoa não tiver desaparecido por completo após a primeira lavagem, repita o pré-tratamento e volte a lavar. Não seque a roupa até que a nódoa tenha desaparecido por completo, para impedir que esta se instale.

Como Eliminar Nódoas de Ferrugem de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Alguns tecidos podem não ser laváveis à máquina, seja por serem demasiado delicados, seja por serem demasiado grandes para a máquina da roupa. Nesse caso, a lavagem manual com Persil Universal é a melhor opção.

Como Remover Nódoas de Ferrugem de Roupa Branca

Quer saber como remover nódoas de ferrugem de roupa branca? Poderá ser difícil remover este tipo de nódoas de uma camisa branca ou de umas calças brancas. Contudo, não é impossível. Siga os passos descritos acima e veja se a nódoa desapareceu. Poderá ter de repetir o pré-tratamento e enxaguar a nódoa várias vezes. Quando a nódoa começar a desaparecer, lave a camisa à temperatura mais alta possível de acordo com as instruções na etiqueta da roupa.

Aconteceu-lhe encostrar-se a um banco de jardim enferrujado ou andar com uma pá de jardinagem enferrujada? Se tiver uma nódoa de ferrugem na roupa, atue de imediato e siga estas dicas para eliminá-la.