Persil

Como Remover Nódoas de Fruta e Legumes

Integrar os sumos de fruta e legumes na sua dieta diária é uma opção saudável. No entanto, não deixa de estar suscetível a nódoas. Muitos frutos e legumes possuem um sumo delicioso que pode, contudo, deixar nódoas na sua roupa. Felizmente, pode livrar-se delas facilmente, se atuar depressa.

Tipos de Nódoas de Fruta e Legumes

Existem vários tipos de nódoas de fruta e legumes, incluindo nódoas de tomate, mirtilo, laranja, morango, cereja, bagas, amora, framboesa, romã, curcuma e manga. Também pode fazer nódoas na roupa enquanto come:

  • Arandos
  • Melancia
  • Groselha preta
  • Maçãs
  • Uvas
  • Jamelão
  • Pêssego

Estas nódoas podem ser provocadas por fruta e legumes na sua forma inteira e fresca, mas também na forma de doces e geleias.

Remover Nódoas de Fruta e Legumes: Passo a Passo

  1. Atue o mais rapidamente possível
  2. Retire o excesso de fruta ou legumes da roupa
  3. Passe a nódoa por água fria
  4. Escolha um detergente Persil indicado para o tipo de cor e de tecido
  5. Faça o pré-tratamento da roupa
  6. Lave a sua roupa
  7. Verifique se a nódoa desapareceu

Atue Rapidamente

Remova a maior quantidade possível de sumo ou molho de fruta ou legumes da roupa e, em seguida, passe-a por água fria. Enquanto isso, passe levemente uma esponja sobre a área manchada, para ajudar a libertar a nódoa.

Escolha um Detergente Persil

O detergente certo pode fazer toda a diferença. Recomendamos Persil Color Gel para tecidos de cor e Persil Universal Gel ou Persil Sabão Azul & Branco para roupa branca. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

No entanto, antes da lavagem ou do pré-tratamento, verifique sempre as instruções presentes na etiqueta da roupa.

Faça o Pré-Tratamento e Lave

Confira a estabilidade da cor e, em seguida, aplique o detergente Persil escolhido diretamente sobre a nódoa, esfregando suavemente. Aguarde alguns minutos e, em seguida, lave a roupa à temperatura mais alta possível de acordo com as instruções presentes na etiqueta da roupa.

Verifique a Nódoa

Se a nódoa não tiver desaparecido totalmente após uma lavagem, recomendamos que deixe a roupa de molho durante algumas horas numa solução de lavagem com o detergente Persil que escolheu. Em seguida, lave como habitualmente. O ato de deixar de molho pode intensificar a eficácia de remoção nas nódoas de fruta ou legumes mais entranhadas, permitindo-lhe livrar-se delas. 

Eliminar Nódoas de Fruta e Legumes de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Se pretende remover uma nódoa de bagas de uma camisa ou uma nódoa de morango de umas calças brancas, os passos acima indicados resultam na maior parte das vezes. No entanto, alguns materiais não podem ser lavados à máquina. Para roupa que tenha de ser lavada à mão, como tecidos especiais feitos de seda ou lã, use Persil Universal para remover as nódoas.

Remover Cores Especiais de Nódoas de Fruta e Legumes

Nas nódoas difíceis de fruta ou legumes, tenha em conta a cor da roupa antes de utilizar o seu detergente. Os detergentes para roupa de cor são mais indicados para roupa azul, preta, vermelha ou verde, especialmente se a estabilidade da cor dos artigos for fraca.

Detergente Especial para Nódoas de Fruta e Legumes

Os tira-nódoas caseiros também podem ajudar a eliminar nódoas de legumes e fruta. No entanto, podem também danificar ainda mais o tecido, ou mesmo a máquina da roupa. Para remover nódoas de fruta e legumes, escolha antes um detergente especialmente concebido para eliminar nódoas, sujidade e fuligem.

As nódoas de legumes e fruta causam-lhe frustração? Com estas dicas, faça uma alimentação saudável sem se preocupar com acidentes na sua roupa.