Persil

Como Remover Nódoas de Sangue

As nódoas de sangue são muitas vezes inesperadas. Seja porque o seu filho caiu e esfolou o joelho ou porque se cortou a fazer a barba, as manchas de sangue na roupa são uma realidade. Com alguns passos, é possível remover nódoas de sangue facilmente.

Tipos de Nódoas de Sangue

Quando o seu filho sangra do nariz ou quando tem que amanhar um peixe para o jantar, o sangue pode manchar a roupa rapidamente e ser difícil de remover, se não agirmos rapidamente. Seja sangue de animal, sangue menstrual ou mesmo o sangue falso que usou para se disfarçar de zombie no Carnaval, atue depressa, antes que a nódoa se instale.

Remoção de Nódoas de Sangue: Passo a Passo

  1. Escolha o detergente Persil mais indicado para o tipo e a cor do artigo a lavar
  2. Faça o pré-tratamento, depois de conferir a estabilidade da cor
  3. Lave de imediato
  4. Verifique se a nódoa desapareceu
  5. Repita, se necessário

Escolher o seu Detergente Persil

Utilize o detergente Persil em função do tipo de tecido e da cor. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza. Tenha o cuidado de verificar sempre as instruções de lavagem do artigo e de seguir essas instruções.

Pré-Tratamento da Nódoa de Sangue

No caso das nódoas de sangue, atue sempre o mais rapidamente possível. Passe a nódoa por água fria, para eliminar a maior quantidade de sangue possível. Não use água quente, pois pode instalar a nódoa e torná-la definitiva.

Em seguida, faça o pré-tratamento da área afetada pela nódoa aplicando uma pequena quantidade do Persil selecionado diretamente sobre a nódoa, esfregue suavemente e deixe atuar durante 5 minutos.

Para tecidos de cor, confira sempre primeiro a estabilidade da cor numa zona pouco visível.

Lave e Enxague

Após o pré-tratamento, lave o tecido com o detergente Persil que escolheu.

Programe a sua máquina para um programa a 30°C ou 40°C  e lave o tecido manchado. Use a dosagem para «roupa muito suja» do detergente escolhido.

Verifique a Nódoa

Confira sempre se a nódoa de sangue desapareceu por completo antes de colocar a roupa no secador da roupa. Se não, repita o processo de pré-tratamento. Para nódoas difíceis, pode deixar o artigo de molho numa solução de lavagem com o detergente Persil que escolheu durante 10 a 30 minutos, antes de lavar o tecido novamente.

Como Eliminar Nódoas de Sangue de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Os passos descritos acima podem ser úteis para remover nódoas de sangue de camisas e de calças de ganga. Mas o que fazer para eliminar sangue de lençóis, de roupa interior e de outro tipo de roupa? Na maioria dos casos, estes passos são eficazes na remoção de nódoas de sangue, seja qual for o tipo da roupa manchada.

No entanto, deve também ter em conta o tipo de tecido manchado. Alguns tecidos, como a seda, o poliéster, o cabedal e o linho, são delicados. Verifique sempre as instruções na etiqueta da roupa. A etiqueta informa-o sobre o tipo de material do tecido, para que possa decidir se terá de lavar a roupa à mão ou se a pode colocar na máquina de lavar roupa. As instruções informam também a temperatura à qual a peça pode ser lavada.

Embora se diga que certas soluções naturais e caseiras, como o sal, o bicarbonato de sódio e o vinagre, podem ajudar a remover nódoas neste tipo de roupa, evite usá-las, se possível.

Condições Especiais para Nódoas de Sangue

No caso das nódoas antigas de sangue, a sua remoção não é tão simples como nas nódoas de sangue recentes. Na verdade, pode mesmo ser bastante difícil, se não usar o produto certo. Um detergente, como o Persil, pode ser eficaz a reavivar esse tipo de nódoas para que possam ser removidas. Deixe a roupa de molho numa mistura de água quente e o detergente Persil escolhido durante cerca de uma hora. Retire da água, faça o pré-tratamento com o mesmo detergente e, em seguida, lave em água fria.

O sangue falso, como o que se usa no Carnaval, também pode ser difícil. Nesse caso, passe um pano branco e limpo sobre o sangue, para remover a maior quantidade possível. Se o sangue falso for suficientemente espesso, pode mesmo retirar uma parte raspando com uma colher. Em seguida, faça o pré-tratamento da área afetada e lave à temperatura mais alta possível em função do tipo de tecido.

Não deixe que o sangue estrague a sua roupa. Elimine as nódoas de sangue rapidamente seguindo estas dicas.