Persil

Como Remover Nódoas de Vinho Tinto

Para muitas pessoas, nada é mais relaxante do que beber um copo de vinho tinto ao jantar. No entanto, basta um gesto em falso para provocar uma nódoa. Felizmente, é relativamente fácil remover o vinho tinto, se conseguir agir sobre a nódoa antes de esta se instalar. Eis o que fazer.

Tipos de Nódoas de Vinho Tinto

Existem muitas variedades de vinho tinto, como Syrah, Shiraz, Merlot, Cabernet, Malbec, Pinot Noir, Zinfandel e vinho rosé. Seja qual for o tipo de vinho que escolheu para acompanhar um prato de massa, um bife ou um aperitivo, um derrame acidental irá resultar numa nódoa que se irá entranhar.

Remova Nódoas de Vinho Tinto: Passo a Passo

  1. Escolha o detergente Persil indicado em função do tipo de roupa.
  2. Faça o pré-tratamento da nódoa o mais depressa possível e evite esfregar
  3. Lave à temperatura mais alta possível de acordo com o tipo de tecido
  4. Verifique se a nódoa desapareceu

Escolha o Detergente certo

Escolha um detergente eficaz a remover nódoas de vinho tinto. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Mas, antes de mais, verifique as instruções na etiqueta da roupa, para garantir que o tecido é lavável e tolera agentes branqueadores oxigenados.  Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

Faça de Imediato o Pré-Tratamento da Nódoa

O vinho tinto entranha-se rapidamente, por isso, em caso de nódoa, certifique-se de que faz o pré-tratamento o mais rapidamente possível. Para o fazer, use papel de cozinha para retirar a maior quantidade possível de vinho da roupa ou do artigo para a casa. Nunca esfregue, pois só irá piorar o estado da nódoa. Uma vez removida a maior quantidade possível, aplique uma pequena quantidade do detergente Persil selecionado, esfregue suavemente e deixe atuar durante 5 a 10 minutos.

Lave o Tecido

Após o pré-tratamento da nódoa, lave o tecido à temperatura mais alta possível com o detergente Persil selecionado. Verifique as instruções na etiqueta do tecido, para saber qual a temperatura mais indicada.

Verifique a Nódoa

Uma vez que estes métodos de remoção da nódoa podem não ser totalmente eficazes logo à primeira, não se esqueça de inspecionar a roupa após a lavagem. Não coloque o tecido no secador da roupa até que a nódoa tenha saído completamente, para evitar que a nódoa se instale. Se a nódoa ainda for visível, deixe a peça de molho durante 1 a 2 horas numa solução de lavagem com o detergente Persil que escolheu.

Remover Nódoas de Vinho Tinto de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Para remover nódoas de vinho tinto de toalhas de mesa, nódoas de vinho tinto de calças de ganga, de sofás de pele ou de outros tipos de tecidos ou artigos para a casa, os passos descritos acima são eficazes. Para roupa e artigos para a casa não laváveis à máquina, passe água abundante sobre o detergente Persil escolhido na nódoa e deixe secar.

Alguns tecidos delicados, como a seda, o cabedal, a lã e a camurça, podem não ser laváveis à máquina. Nesse caso, lave à mão com o detergente Persil selecionado.

Remover Nódoas de Vinho Tinto de Roupa e Artigos para a Casa de Cor Branca

O tinto não combina com o branco. Por isso, se tiver entornado vinho tinto em roupa ou artigos para a casa de cor branca, é importante atuar o mais rapidamente possível para remover a nódoa. Para eliminar nódoas de camisas, calças, calças de ganga ou qualquer outro tecido de cor branca, siga os passos descritos acima.

Remover Nódoas Antigas ou Secas de Vinho Tinto

Se a sua roupa ou o seu artigo para a casa tiver uma nódoa de vinho tinto antiga e seca, ou se só se tiver apercebido da nódoa depois de lavar ou secar a roupa, não desespere. Ainda pode seguir alguns passos para remover vinho antigo ou nódoas de vinho tinto antigas após a lavagem.

Faça o pré-tratamento da área com uma pequena quantidade do detergente Persil escolhido, esfregue suavemente e deixe atuar durante 5 a 10 minutos. Em seguida, deixe o tecido de molho durante algumas horas numa solução de água quente e o Persil que escolheu.

Em seguida, lave o tecido à temperatura mais alta possível novamente com o Persil selecionado. Se a nódoa persistir, repita os mesmos passos.

Tira-Nódoas Naturais para Vinho Tinto

É frequente ouvirmos dizer que os tira-nódoas naturais ou caseiros são a solução ideal para remover nódoas. No caso do vinho tinto, e de quase todas as outras nódoas, as opções naturais não são o melhor. Muitas delas, como a água gaseificada e o sal, não só são mais exigentes em termos de tempo e de esforço, como também podem não resultar. Outras ainda, como o peróxido de hidrogénio, podem estragar a cor da sua roupa. Opte antes por um detergente Persil.

Aconteceu-lhe entornar vinho tinto na sua camisa ou no sofá? Para aumentar as hipóteses de conseguir removê-la, trate a nódoa o mais rapidamente possível seguindo estas dicas.