Persil

Como Remover Nódoas em Poliéster

O poliéster é durável e resistente. Isso não significa, contudo, que seja totalmente imune às nódoas. Se tiver uma nódoa na sua camisa preferida, saiba eliminá-la de forma rápida e eficiente.

Diferentes Tipos de Nódoas em Poliéster

Devido à sua natureza sintética, o poliéster é extremamente fácil de limpar e resiste quase sempre a nódoas penetrantes. Na verdade, as nódoas de suor e as manchas na região das axilas, bem como as nódoas de sangue, desodorizante e quase todas as nódoas cujo elemento base é a água (sumos, vinho), são facilmente repelidas pelas fibras sintéticas. Além disso, o poliéster resiste a grande parte dos químicos e mesmo à humidade.

As nódoas mais problemáticas para este tecido são as que são causadas por gorduras e óleos. O óleo tende a ser atraído pelas fibras do poliéster, o que dificulta a sua remoção.

Remover Nódoas em Poliéster: Passo a Passo

Para remover nódoas em poliéster:

  1. Escolha um detergente Persil indicado para o tecido e a cor da roupa
  2. Escove ou raspe, para eliminar o excesso de matéria sólida
  3. Com um pano limpo, absorva a maior quantidade de líquido possível
  4. Faça o pré-tratamento da área
  5. Lave à temperatura mais alta possível, de acordo com as instruções na etiqueta da roupa
  6. Verifique a nódoa após a lavagem

Escolha um Detergente Persil

Escolha um detergente em função do tipo de tecido e da cor. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

Deve sempre verificar primeiro as instruções na etiqueta da roupa, para saber se é possível utilizar agentes branqueadores oxigenados.

Pré-Tratamento

O pré-tratamento dependerá do tipo de nódoa. Na maioria das nódoas, deve remover a maior quantidade de matéria sólida possível com uma colher e, em seguida, absorver o líquido com um pano limpo e branco, até que este deixe de ficar manchado.

Aplique uma pequena quantidade do detergente Persil escolhido diretamente sobre a nódoa, esfregando ou escovando suavemente e deixando que o detergente penetre nas fibras de poliéster durante alguns minutos. Em seguida, lave como habitualmente.

Lave e Enxague

Verifique as instruções na etiqueta da roupa e lave à temperatura mais alta tendo em conta a segurança do tecido. Use a dosagem para «roupa muito suja» indicada na embalagem do detergente.

Verifique a Nódoa

Antes de secar, verifique sempre se a nódoa desapareceu. Repita os passos acima descritos antes de submeter o material ao calor do secador, que pode fazer com que a nódoa se instale.

Dificuldades Especiais na Remoção de Nódoas de Vários Tipos de Roupa de Poliéster

Muito embora as camisas, as blusas e os vestidos e casacos de poliéster sejam duráveis e laváveis à máquina, isso não significa que deva partir do princípio de que remover uma nódoa de qualquer roupa de poliéster implica seguir os mesmos passos. Por vezes, o poliéster é misturado com outros tipos de tecidos, como a seda, a lã ou o rayon, o que altera a sua estrutura. Se, por um lado, isso significa que os tecidos delicados se tornam bastante mais duráveis, por outro, significa também que a roupa composta de uma mistura de poliéster poderá não ser tão resistente às nódoas. Além disso, a combinação com tecidos delicados pode implicar cuidados mais suaves, como a lavagem à mão.

Remover Nódoas Secas em Poliéster

As nódoas secas em poliéster não têm de ser definitivas. Se precisar de eliminar uma nódoa seca de um vestido de poliéster, saiba que, em princípio, a imersão numa mistura de água quente e detergente Persil irá libertar e reavivar a nódoa, antes da fase de pré-tratamento.

Quer que a sua camisa ou o seu casaco de poliéster mantenha o seu aspeto radiante? Siga estas instruções para acabar com as nódoas de poliéster na sua roupa.