Persil

Como Remover Nódoas em Seda

A seda é um tecido elegante e delicado. Lavá-la com frequência não é uma boa opção, mesmo se for na lavandaria. Para remover uma nódoa de uma gravata, um vestido ou uma camisa de seda, a lavagem à mão é, no geral, a forma mais suave e eficaz de a lavar. Mas lembre-se de que, antes de tudo, deve sempre verificar as instruções na etiqueta da roupa. Se a peça de seda apenas puder ser lavada a seco, o tratamento local parece ser uma solução. Contudo, deve evitar-se, pois até a água pura pode alterar a cor e a aparência de tecidos de seda sensíveis. Nesse caso, a única opção é a lavagem a seco.

Tipos de Nódoas em Seda

Tal como qualquer outro tecido, a seda pode ser manchada por comida, água, vinho, gordura e óleo, sangue, tinta e caneta. As camisas de seda estão muitas vezes sujeitas a nódoas de suor e manchas na região das axilas, assim como a nódoas de maquilhagem. É importante tratar de imediato certas nódoas, como as de vinho e de gordura e óleo, para evitar que o tecido de seda fique danificado.

Remover Nódoas em Seda: Passo a Passo

  1. Verifique as instruções na etiqueta da roupa, para ver se a seda pode ser lavada à mão ou se apenas pode ser lavada a seco
  2. Escolha um detergente adequado para lã e seda
  3. Confira a estabilidade da cor na parte escondida da costura
  4. Use o detergente que escolheu para o pré-tratamento da nódoa
  5. Lave à mão
  6. Verifique se a nódoa desapareceu

Escolha um Detergente Persil

Para tecidos especiais, como a seda, Persil Universal é a melhor opção para o pré-tratamento e a lavagem manual.

Faça o Pré-Tratamento da Nódoa

O pré-tratamento de uma nódoa em seda dependerá do tipo de nódoa. No caso da maior parte das nódoas líquidas, como vinho, sumo, café e chá, tinta e caneta ou água, use um pano limpo para absorver a maior quantidade possível da nódoa. Vire a peça do avesso e passe água fria sobre a parte de trás da nódoa.

Em seguida, assim como em quase todas as outras nódoas, como as de maquilhagem, desodorizante, suor e manchas na região das axilas, aplique uma pequena quantidade de detergente Persil Universal Gel diretamente sobre a nódoa e deixe atuar durante uns instantes, sem, contudo, deixar que a nódoa seque.

Lave e Enxague

Lave à mão em água quente usando Persil Universal Gel.

Verifique se a Nódoa Desapareceu

Após o pré-tratamento e a lavagem manual da peça de seda, verifique se a nódoa desapareceu. Se não tiver desaparecido, repita os passos de pré-tratamento, deixe o tecido de seda de molho durante meia hora numa solução de lavagem de Persil Universal Gel e, em seguida, lave de novo como habitualmente. Se a nódoa persistir ao fim de vários tratamentos, não seque a roupa. Em vez disso, opte por limpar a seco na lavandaria.

Nódoas em Roupa e Artigos para a Casa de Seda

Os passos descritos acima são eficazes na remoção da maior parte das nódoas em gravatas, camisas, blusas e vestidos de seda, assim como em artigos para a casa de seda, como lençóis e toalhas de mesa laváveis. Embora posa ser tentador usar tira-nódoas naturais e caseiros para eliminar nódoas em seda, o melhor é evitá-los. A seda é um tecido delicado que pode ficar irreversivelmente danificado, mesmo usando ingredientes naturais. Opte antes por um detergente concebido para tecidos delicados.

Tem uma nódoa numa elegante gravata ou camisa de seda? Este tecido delicado requer cuidados especiais, mas, seguindo estes passos, pode eliminar a maioria das nódoas.