Persil

Dicas Gerais para Remover Nódoas

Supondo as seguintes situações. Piquenique no parque: de repente deixa cair gelatina na parte da frente da camisa. O seu filho está feliz a desfrutar de uma pastilha elástica e de repente uma bola de pastilha explode em cima do cabelo e da roupa. Um dia acorda e encontra o seu cão em cima dos jeans que deixou no chão na noite anterior.

É muito difícil evitar que as nódoas aconteçam. Na verdade, são problemas muito comuns com os quais temos de lidar diariamente. No entanto, mesmo em caso de nódoas como urina, fezes e vomitado, o detergente e tira-nódoas certo podem eliminá-las.

Informação Geral de Remoção de Nódoas

Lavar a sua roupa com um detergente de elevada qualidade, pode contribuir para reduzir as nódoas, mas o pré-tratamento das nódoas com esse mesmo detergente é ainda mais eficaz.

O mais importante a ter em conta relativamente a todas as nódoas é estar atento e agir rapidamente. Muitas nódoas tornam-se definitivas simplesmente por não serem tratadas antes de colocarmos a peça de roupa na máquina de secar. Além disso, há que ter em conta que existem diferentes tipos de nódoas. Algumas são à base de suor, outras são à base de líquidos (como sumo de fruta e vinho) e outras são à base de óleo (como as nódoas de gordura e óleo).

Seja qual for o tipo de nódoa com que se defrontar, há um conjunto de informações gerais que deve ter em conta:

  • Em primeiro lugar, verifique sempre as instruções na etiqueta da roupa. Esta etiqueta informa-o sobre o tipo de material do tecido, para que possa decidir se terá de lavar a roupa à mão ou se a pode colocar na máquina de lavar roupa. As instruções informam também a temperatura à qual a peça pode ser lavada.
  • Utilize o tira-nódoas X-Tra Oxy5 e detergente Persil em função do tipo de tecido e da cor. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.
  • Em caso de excesso de matéria sólida ou líquido na nódoa, remova-os rapidamente, antes de aplicar o detergente Persil. Poderá também ser necessário virar a peça do avesso e passar água fria sobre a parte de trás da nódoa.
  • Não seque a peça na máquina de secar até que a nódoa tenha desaparecido. Pode repetir os passos de pré-tratamento da nódoa para tentar tirar nódoas da roupa, mas apenas se a nódoa ainda estiver húmida.

Especificidades a ter em Conta na Remoção de Nódoas

É importante dedicar algum tempo a analisar algumas técnicas de remoção de nódoas específicas para cada tipo de nódoa. Apesar de algumas técnicas parecerem ser semelhantes, poderão ter um procedimento diferente das outras. Por exemplo, algumas técnicas poderão requerer lavagem em água fria, enquanto outras exigem que lave sempre a peça em água quente.

Perguntas e Respostas

Se tiver uma nódoa e não estiver certo(a) quanto às medidas a tomar, as seguintes perguntas frequentes poderão ajudar.

1. Devo usar lixívia na roupa?

Na maior parte dos casos, não. Apesar de a utilização de lixívia branquear a roupa, também poderá alterar completamente a cor da peça. E se aplicá-la apenas numa determinada área, acabará com uma nova nódoa, ainda mais difícil de remover. Além disso, a lixívia não reage bem com determinados tipos de tecido. Por exemplo, o poliéster tende a ficar amarelo e danifica as fibras do algodão.

2. E os remédios caseiros?

Inicialmente, os remédios caseiros podem poupar-lhe tempo e dinheiro, mas os danos que podem causar mais tarde não valerão a pena. Alguns destes remédios, como o sumo de limão e o peróxido de hidrogénio mancham a roupa de cor. Outros, como o vinagre e o sal, podem danificar a máquina da roupa ao longo do tempo.

3. E se estiver longe de casa quando a nódoa manchar a minha roupa?

Em primeiro lugar, não entre em pânico! Pegue num pano limpo e húmido. Absorva o máximo possível de líquido da nódoa com um pano seco e  depois mantenha a nódoa húmida com o primeiro pano. Desde que a nódoa não seque, será muito mais fácil de remover.

4. Como é que evito que a nódoa se espalhe?

Absorva-a. Nunca esfregue nem raspe. Basta absorver.

Precisa de eliminar uma nódoa da sua roupa? Com o detergente Persil certo e algumas dicas, é fácil!