Persil

Eliminar Nódoas de Mostarda, Ketchup e Molhos

Muitos de nós têm o armário da cozinha repleto de condimentos e molhos, como mostarda, ketchup ou molho barbecue. Estes molhos fazem parte dos nossos pratos favoritos, pois dão mais sabor. Por outro lado, também podem ser um desastre prestes a acontecer. Se entornou um molho ou condimento na sua roupa, remover a nódoa é tão simples como seguir estas dicas.

Tipos de Nódoas de Mostarda, Ketchup e Molhos

A primeira coisa a fazer é saber que tipo de molho era. Alguns molhos podem exigir cuidados adicionais. Esses molhos incluem, tipicamente:

  • Mostarda
  • Ketchup
  • Molho de Tomate
  • Molho de Esparguete
  • Molho Picante
  • Molho de Carne
  • Maionese
  • Molho de Massas
  • Molho de Soja
  • Molho Barbecue
  • Molho Marinara

Remoção de Nódoas de Molho: Passo a Passo

  1. Raspe a nódoa, para eliminar a maior quantidade de molho possível
  2. Vire a peça do avesso e passe água fria sobre a parte de trás da nódoa
  3. Escolha um detergente Persil adequado, em função da cor e do tipo de tecido
  4. Faça o pré-tratamento da nódoa, se necessário
  5. Lave à temperatura mais alta possível
  6. Verifique a nódoa

Elimine o Excesso de Molho

Seja qual for o tipo de molho que manchou a sua roupa, a primeira coisa a fazer é raspar, para eliminar a maior quantidade possível. Em seguida, vire a peça do avesso e passe água fria sobre a parte de trás da nódoa. Desta forma, a nódoa sairá mais facilmente, pois irá atravessar as fibras da roupa pelo sentido em que entrou.

Escolha o Seu Detergente

Opte por um detergente especialmente concebido para o tipo e a cor do tecido.

Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

Faça o Pré-Tratamento da Nódoa

Antes de começar, confira a estabilidade da cor do tecido. Para fazer o pré-tratamento, aplique o detergente Persil escolhido diretamente sobre a nódoa de ketchup, mostarda ou molho e deixe que o detergente penetre no tecido durante alguns minutos.

Lave e Enxague

Após alguns minutos de ação do detergente líquido, coloque a roupa na máquina usando a dosagem para «roupa muito suja» indicada no seu detergente.

Verifique a Nódoa

Após a lavagem, verifique se a nódoa desapareceu, antes de colocar a roupa no secador. Se não tiver, lave novamente, à temperatura mais alta possível de acordo com as instruções do fabricante na etiqueta da roupa.

Eliminar Nódoas de Mostarda, Ketchup e Molhos de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Para remover uma nódoa de ketchup de uma camisa ou uma nódoa de mostarda de umas calças, em princípio, os passos descritos acima serão suficientes para eliminar a nódoa. Ainda que possa ser necessário repetir mais vezes a lavagem para remover a nódoa por completo, o detergente terá uma ação suave no tecido. De um modo geral, outros tecidos, como o algodão e o poliéster, podem ser lavados à máquina de forma eficaz.

Condições Especiais para as Nódoas de Mostarda, Ketchup e Molhos

Tem uma nódoa de molho seca na roupa? Se possível, raspe o ketchup, o molho barbecue ou a mostarda antiga e aplique uma pequena quantidade do detergente Persil selecionado diretamente sobre a nódoa. Esfregue suavemente e deixe que o detergente atue durante alguns minutos e, e seguida, deixe o tecido de molho numa solução de lavagem composta por detergente Persil e água quente durante 30 minutos. A seguir, lave como habitualmente.

Remover Nódoas de Mostarda, Ketchup e Molhos de Roupa de Várias Cores

Não há dúvida de que é difícil eliminar nódoas de condimentos e molhos, especialmente de certas cores e tipos de roupa. Se é certo que a roupa branca não combina com molhos de tomate ou ketchup, por vezes a roupa escura pode agarrar nódoas de maionese. A mostarda contém açafrão, que tem uma ação corante e pode ser difícil de remover de camisas brancas. A melhor forma de eliminar estas nódoas é aplicar o seu detergente e lavar os tecidos o mais rapidamente possível.

Aconteceu-lhe entornar um condimento ou molho na camisa ou nas calças? Não deixe que essa nódoa estrague a sua roupa. Siga estas dicas para a remover.