Persil

Remova Nódoas de Corantes e Tintas

Provavelmente, toma medidas para proteger a sua roupa quando usa corantes e tintas. Ainda assim, é sempre possível que os corantes e as tintas causem nódoas, e, muitas vezes, a sua remoção não é fácil. O truque é tratá-las o mais rapidamente possível, para que não cheguem a instalar-se e, ao secarem, não se entranhem nas fibras da roupa. Eis os passos que deve seguir.

Tipos de Nódoas de Corantes e de Tintas

Antes de começar, é importante saber de que tipo de nódoa se trata. São muitos os tipos de tintas e corantes que podem manchar a sua roupa. Por exemplo:

  • Tinta para o cabelo
  • Tinta de alto brilho
  • Tinta de emulsão
  • Tinta de látex
  • Tinta de aguarela
  • Tinta têmpera
  • Tinta com relevo
  • Tinta para tingir roupa
  • Corantes alimentares
  • Tinta acrílica
  • Tinta de óleo
  • Corantes alimentares

Seja qual for o caso, se tratar rapidamente a nódoa e impedir que esta seque, terá maiores hipóteses de remover totalmente a nódoa.

Remover Nódoas de Corantes e Tintas Passo a Passo

Para eliminar rapidamente corantes e tinta da sua roupa:

  1. Escolha um detergente Persil indicado para a cor e o tipo de tecido
  2. Remova o excesso de tinta ou corante
  3. Coloque a peça do avesso e passe água quente sobre a nódoa
  4. Aplique o detergente Persil selecionado
  5. Lave e enxague
  6. Verifique se a nódoa desapareceu

Escolha um Detergente Persil

Antes de iniciar o processo de remoção da nódoa, consulte as instruções na etiqueta do artigo e certifique-se de que este é lavável na máquina da roupa. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Frescura & Pureza nas fragrâncias Lavanda e Flor d’Orange & Algodão Puro e a gama Higiene & Pureza.

Faça o Pré-Tratamento da Nódoa

Com uma colher, esfregue para eliminar a maior quantidade possível de corante ou tinta, com o cuidado de não espalhar ainda mais a nódoa. Vire a camisa, as calças ou o casaco do avesso e passe água quente sobre o local da nódoa. Em seguida, aplique o detergente Persil que escolheu na parte da frente da nódoa e deixe que este atue sobre as fibras durante 30 minutos. Enxague com água quente.

Lave de Imediato

Após o pré-tratamento, não espere para lavar a roupa. Verifique as instruções na etiqueta da roupa e lave à temperatura mais alta possível tendo em conta as instruções na etiqueta do tecido. Após o ciclo de lavagem, verifique se a nódoa desapareceu. Se não, repita o pré-tratamento e a lavagem.

Como Eliminar Nódoas de Corantes e Tintas de Diferentes Tipos de Roupa e de Tecidos

Nem sempre as nódoas de corantes e tintas ocorrem em tipos de tecidos e de roupa laváveis à máquina. Para remover estes tipos de nódoas do seu tapete ou sofá, faça o tratamento local seguindo os passos descritos acima, faça o pré-tratamento da área com o detergente Persil selecionado e em seguida, passe água fria para remover o detergente. Passe um pano limpo até que a área seque, para impedir que se forme bolor e humidade. Antes de o fazer, contudo, recomendamos vivamente que confira a resistência do artigo à água e ao detergente numa zona pouco visível.

Se o artigo não for lavável, leve-o a uma lavandaria profissional para lavar a seco.

Se se tratar de um tecido resistente, como o algodão, o cabedal ou a ganga, para remover nódoas de corantes e tintas, basta seguir os passos descritos acima.

No entanto, para remover essas mesmas nódoas de tecidos delicados laváveis, como a lã ou a seda, use sempre Persil Universal para o tratamento e a lavagem.

Condições Especiais para a Remoção de Nódoas de Corantes e Tintas

Eliminar nódoas da roupa provocadas por tinta de pintura, corantes ou tinta para o cabelo pode ser uma tarefa difícil. Quando a nódoa está seca, pode ser quase impossível. Embora certas roupas possam nunca voltar a ser o que eram devido a nódoas antigas e secas, poderá conseguir remover algumas delas colocando a peça de molho numa mistura de água quente e o seu detergente Persil durante cerca de duas horas.

Tira-Nódoas Caseiros e Naturais para Nódoas de Corantes e Tintas

É possível que esteja a pensar usar tira-nódoas naturais e caseiros para se livrar de nódoas de corantes e tintas. Deve, no entanto, ter cuidado. Ao contrário dos detergentes Persil, que foram concebidos para ser utilizados na máquina e para remover nódoas e sujidade da roupa, muitas soluções naturais, como o spray para o cabelo, esfregar com álcool, o vinagre e o peróxido de hidrogénio, podem ter consequências indesejadas.

Embora seja difícil, não é impossível remover nódoas de corantes e tintas da roupa. Siga estas dicas para se livrar delas.