Persil

Tira-Nódoas Caseiro vs. Tira-Nódoas Comercial

Nas últimas décadas, os detergentes para a roupa caseiros tornaram-se muito populares, e não foi por acaso. O seu custo é reduzido e pode fazer o detergente com facilidade. Infelizmente, utilizar tira-nódoas e detergente caseiros para eliminar as nódoas e lavar a roupa nem sempre é a melhor solução. Na verdade, raramente o é.

Diferenças Entre os Detergentes Tira-Nódoas Caseiros e os Comerciais

Geralmente, os detergentes para a roupa caseiros contêm três ingredientes:

  1. Sabão, como sabão de Castela, sabão caseiro ou sabão Ivory
  2. Amaciadores de água, como carbonato de sódio, bórax ou bicarbonato de sódio
  3. Potenciadores, como OxiClean

Em média, cerca de dois terços dos detergentes caseiros e tira-nódoas faça-você-mesmo consistem em amaciadores de água, que pouco contribuem para a lavagem, e cerca de um terço consiste em sabão. O que é importante saber? Ao contrário dos detergentes modernos comerciais, as opções caseiras não contêm tensioativos sintéticos, enzimas, polímeros ou catalisadores de branqueamento. Os tensioativos sintéticos, por exemplo, são ingredientes cuja estrutura molecular foi concebida para reduzir a pressão da água, são hidrossolúveis e lipossolúveis. Isto significa que têm o poder de atrair a sujidade, conseguindo assim libertá-la e mantê-la na água, de modo a serem eliminados durante o ciclo de enxaguar.

Infelizmente, o sabão não consegue fazê-lo e é bastante menos eficaz do que os tensioativos não iónicos ou aniónicos modernos. Isto significa que não têm grande poder de lavagem, a menos que a superfície a lavar seja lisa e não porosa, algo que não se aplica aos tecidos. Para lavar tecidos corretamente, é necessária uma agitação intensa, como quando se esfregava a roupa numa tábua de lavar. Hoje em dia, as máquinas não têm de produzir essa agitação, porque os detergentes e tira-nódoas comerciais já o fazem. O resultado são resíduos de sabão que ficam presos à roupa, acumulando bactérias e sujidade.

Se desejar um detergente para a roupa sem químicos, saiba que, por vezes, esses químicos são necessários. Sem essa porção de ciência e química, não haveria reações químicas capazes de deixar a roupa realmente limpa e sem nódoas indesejadas. Não conseguirá reproduzi-lo num lava-loiças.

Perguntas Frequentes sobre detergentes Tira-Nódoas Caseiro vs. Tira-Nódoas Comercial

Tudo o que precisa de saber para remover nódoas da sua roupa:

  • Devo utilizar lixívia na lavagem?

A lixívia irá certamente ajudar a clarear a roupa e a disfarçar nódoas, mas também pode danificá-la. Quando usada em roupa de cor, a lixívia pode mesmo fazer nódoas. Alguns tecidos, como o algodão, também reagem mal à lixívia, que danifica as suas fibras.

  • Que detergente devo utilizar para roupa de cor?

Persil Color Gel é o detergente mais indicado para roupa de cor. Persil Universal é eficaz tanto em roupa branca como em roupa escura.

  • E as soluções naturais para remoção de nódoas?

Existem muitas soluções naturais usadas quotidianamente para ajudar a remover nódoas. Ainda que algumas resultem, outras geram grandes estragos, devido aos avanços da tecnologia. Por exemplo, sabe-se que o sal é uma excelente solução natural para eliminar nódoas de sangue. Infelizmente, quando expostos a essa substância, os tambores das máquinas da roupa atuais podem criar corrosão rapidamente. O vinagre é outro potencial danificador da máquina da roupa: sabe-se que, com o tempo, este ácido vai corroendo os componentes de plástico e de borracha.

Necessita de um tira-nódoas poderoso para a sua roupa? Opte sempre por detergente Persil Gel para brancos mais radiantes, cores mais brilhantes e uma maior ação tira-nódoas.