Persil

O futuro é líquido

Persil transforma o mercado dos detergentes

Marcos importantes para o desenvolvimento de um mercado de detergentes sustentável

Lavar a roupa com uma das mais recentes inovações líquidas de Persil é não só uma experiência inigualável em termos de limpeza e frescura superiores, mas também um contributo importante para um consumo mais sustentável. Uma parte integrante da estratégia global de marketing de Persil consiste em transformar o mercado dos detergentes, focando-se nos segmentos dos detergentes líquido inovadores. “Até 2020, os segmentos dos detergentes líquidos inovadores, que incluem os detergentes líquidos, as cápsulas pré-doseadas e os detergentes líquidos de dosagem perfeita, terão uma quota de x% do total dos mercados globais de detergentes”, afirma Georg Baratta-Dragono, Vice-Presidente Sénior para a área de Cuidados da Roupa da Henkel… “Contudo, esta transformação do mercado dos detergentes não vai acontecer por si só. Requer estratégias de marca dedicadas e investimentos consideráveis. Foi por este motivo que Persil desenvolveu o programa ‘O futuro é líquido’”. Segundo Georg Baratta-Dragono, a Henkel irá gastar X% dos seus orçamentos de Marketing para a área de Cuidados da Roupa com o objetivo de promover a passagem da lavagem com detergente em pó para a lavagem com detergentes em formato líquido. Nos mercados emergentes, por exemplo, o desempenho do detergente Persil Líquido foi recentemente reforçado e relançado com uma fórmula exclusiva e inovadora que contém um “cocktail” de enzimas termoestáveis. Contrariamente às enzimas normais, esta nova geração de “tira-nódoas de base natural” mantém o seu poder tira-nódoas mesmo em climas quentes em que as temperaturas diurnas chegam facilmente aos 40 °C. Para informar os consumidores sobre as vantagens concretas de lavar a roupa com detergentes líquidos em vez de detergentes em pó, Persil irá transmitir anúncios televisivos comparativos em inúmeros mercados. Outro elemento essencial do programa “O futuro é líquido” de Persil consiste em trabalhar ativamente com parceiros comerciais estratégicos em torno do marketing para o comprador e de conceitos de gestão por categorias, no sentido de orientar os consumidores na loja para escolhas de produtos líquidos mais sustentáveis.

Porque é que a lavagem com detergentes líquidos é melhor para o ambiente do que a lavagem com detergentes em pó? Há vários aspetos ao longo da cadeia de valor que contribuem para o facto de os formatos líquidos de Persil serem a escolha mais ecológica face aos formatos em pó.

A escolha mais ecológica comparativamente aos detergentes em pó

  • Matérias-primas: os detergentes líquidos Persil contêm um teor mais elevado de matérias-primas baseadas em energias renováveis que os detergentes em pó.
  • Produção: o processo de produção do detergente líquido requer menos 80% de energia que a produção dos detergentes em pó.
  • Investimentos: A marca Persil investe mais na modernização e na eficiência das suas fábricas de detergentes líquidos (acrescentar exemplo concreto de poupanças de energia, água e resíduos).
  • Logística: a dose de Persil Líquido por utilização é até 66% menor do que a dose de detergente em pó, o que se traduz em poupanças significativas de energia e CO2 na logística.

E quanto ao comportamento do consumidor na fase de utilização?

80% da pegada total de CO2 de um detergente é causada durante a fase de utilização, enquanto as fases de aquisição de matéria-prima, produção, logística e eliminação, no seu conjunto, causam apenas 20% da pegada total de CO2. Tendo em consideração que uma máquina de lavar roupa está envolvida na fase de utilização e requer muita energia para aquecer a água e para centrifugar, torna-se óbvio porque é que a fase de utilização tem um impacto tão dominante.

Os consumidores escolhem a temperatura e o programa de lavagem, dessa forma causando um grande impacto na pegada global de CO2 de um detergente. Por esse motivo, é essencial informar os consumidores a este respeito.

Henkel AG & Co. KGaA Página 3/3

Para aumentar a sensibilização e motivar atitudes de lavagem sustentáveis, a Persil criou um novo logótipo de lavagem a frio que será impresso nas embalagens de detergente Persil a partir de 2017.

Ao fazê-lo, a Persil incentiva diariamente milhões de consumidores a reduzirem as temperaturas de lavagem e a adotarem uma forma sustentável de lavar a roupa.

Contrariamente aos detergentes em pó, os líquidos dissolvem-se imediatamente quando em contacto com a água. Dessa forma, a propensão dos consumidores para reduzirem a temperatura de lavagem é mais elevada quando utilizam detergentes líquidos, o que faz de Persil Líquido, uma vez mais, a escolha mais sustentável comparativamente aos detergentes em pó.