A história de Persil

Descubra a história de Persil desde 1907 até hoje

Persil, o primeiro detergente em pó activo do mercado
1907
A Dama de Branco lança a sua primeira campanha publicitária para Persil
1922
A guerra acabou, Persil voltou.
1950
Persil 59 - e primeiro detergente Persil para máquina
1959
Persil 70 - claramente "O nosso melhor".
1970
Persil. Você sabe o que tem.
1973
Persil sem fosfatos - progresso para o ambiente.
1986
Persil líquido - a alternativa ao pó.
1987
Persil entra no mercado português
1990
Persil para roupa de cor
1993
Persil Progress
1997
Lançamento de Persil Gel
1998
Persil Gel Color
2001
Persil Power Perls - lavagem com pérolas
2005
Persil Sabão Azul e Branco - tradição em nódoas difíceis, para uma limpeza económica
2006
Persil comemora 100 anos.
2007
Relançamento de Persil Power Perls e Persil Power Gel
2008
Persil Gold - eficaz até em água fria
2009
Persil Higiene e Pureza, Limpeza higiénica até em água fria.
2009
Persil ActicPower, pequeno, prático, eficaz e de fácil doseamento.
2010
Persil Black Gel: as cores escuras e pretas agora em grande destaque
2012
Persil Duo-Caps: a qualidade Persil, agora com a máxima conveniência!
2013
Persil Frescura & Pureza, limpeza total e perfume único combinados num só.
2014

1907

Persil, o primeiro detergente em pó activo do mercado

Em 1907 os químicos da Henkel revolucionam o processo de lavagem da roupa. Combinam silicato de sódio com perborato de sódio, que libertam oxigénio durante a fervura. Isto tem o efeito de - em contraste com o cloro usado até então - uma solução sem odores e adequada aos tecidos. Também evita o cansativo e demorado processo de esfregar a roupa às donas de casa. Nasce o primeiro detergente activo: Persil. O primeiro anúncio aparece a 6 de Junho de 1907 no jornal de Dusseldorf, na Alemanha. Em seguida Persil chega ao retalho embalado em caixas de cartão finas embrulhadas em papel impresso feito e enchido à mão.

1922

A Dama de Branco lança a sua primeira campanha publicitária para Persil

Quem não conhece a dama vestida completamente de branco com uma embalagem Persil na sua mão esquerda? Ela nasce no estúdio do artista de Berlim Kurt Heiligenstaedt, um conhecido cartoonista. Em 1922 é-lhe pedido que desenhe um poster para Persil. A Dama de Branco não é de maneira nenhuma uma figura da sua imaginação, mas sim a namorada de 18 anos do artista. Juntos, Heiligenstaedt compra um vestido branco numa loja de moda em Alexaderplatz e coloca a sua modelo com um chapéu Florentino e uma embalagem de produto. Desde então o resultado decora cartazes, sinais esmaltados, empenas e relógios de rua. A Dama de Branco com as suas mudanças de tipo de mulher e estilos de moda continua a figura central da publicidade de Persil ao longo de muitas décadas.

1950

A guerra acabou, Persil voltou.

Todos parecem ter estado à espera deste momento: Pouco a pouco Persil volta às lojas após o final da Segunda Guerra Mundial e rapidamente esgotou até 75% da produção. Para muitos Persil significa o regresso à normalidade, à paz. "Persil vem mais uma vez de Dusseldorf" anuncia um banner gigante sobre a ponte Rhine. O nome do produto é trazido de volta à mente dos consumidores por toda a Alemanha com sinais neon, cartazes e galhardetes. A fórmula do detergente foi alterada muito ligeiramente: Branquedores visuais foram adicionados para dar à roupa um branco ainda mais puro.

1959

Persil 59 - e primeiro detergente Persil para máquina

O primeiro detergente para a máquina da roupa sintético na Alemanha é também da Henkel. Chama-se Persil 59 baseado no seu ano de lançamento. Tensoactivos aniónicos sintéticos, um potenciador de espuma e um aroma fresco são os novos ingredientes para o melhor Persil do seu tempo. É essa a promessa que o seu anúncio faz ao consumidor com uma campanha em imprensa escrita, rádio e TV. Pela primeira vez uma agência de publicidade profissional é responsável pelo design da marca. Para além da fórmula, a embalagem de Persil foi visívelmente alterada.

1970

Persil 70 - claramente "O nosso melhor".

Em 1970 a divulgação de "O nosso melhor" é conduzida pela primeira vez com um sucesso avassalador. É impossível pensar em publicidade Persil sem a fita vermelha usada desde então, agora normalmente a decorar o melhor Persil do seu tempo. Quando Persil 70 chega às lojas com um design de embalagem alterado e melhorado, está não só disponível na Alemanha como em toda a Europa.

1973

Persil. Você sabe o que tem.

Com a introdução deste novo Persil, o nome do produto na embalagem aparece sem a referência ao ano respectivo, o que tinha sido uma regra até então. Em vez disso, é introduzido um novo slogan no branding e que ficará com o consumidor por muito tempo: Persil. Você sabe o que tem.

1986

Persil sem fosfatos - progresso para o ambiente.

Protecção ambiental torna-se um tópico cada vez mais relevante nos anos 80. Na Henkel este já tem um longo historial: Já no início dos anos 50, foram feitas tentativas para pesquisar a biodegradabilidade dos tensioativos. Em 1966 nasce o projecto de pesquisa "Substituição de Fosfato". Isto surge devido a ambos os tensioativos que libertam a sujidade da roupa, e os fosfatos, que suavizam a água, poluirem as águas. São bem sucedidos ao desenvolver tensioativos mais biodegradáveis. Para os fosfatos, os investigadores encontraram mesmo um ingrediente substituto: Zeolith A (Sasil). Uma patente é registada em 1973.

1987

Persil líquido - a alternativa ao pó.

Mais uma vez a Henkel expande a sua gama de Persil - desta vez com o produto que pretende revolucionar um nicho já existente no mercado de detergentes: Persil líquido.

1990

Persil entra no mercado português

Persil entra no mercado português, lançando um detergente máquina para lavar a roupa. Com o slogan “Qualidade Superior sem Fosfatos, Roupa Radiante o melhor meio ambiente”, Persil conseguiu posicionar-se como uma importante marca neste mercado, obtendo grande prestígio junto dos seus consumidores.

1993

Persil para roupa de cor

Seguindo também em Portugal a sua forte política de inovação, Persil lança o primeiro detergente específico para roupa de cor

1997

Persil Progress

Persil melhora a sua fórmula e lança Persil Progress, para uma roupa perfeita e cuidada.

1998

Lançamento de Persil Gel

Persil lança em Portugal o primeiro detergente em gel do mercado.

2001

Persil Gel Color

Persil alarga a sua gama de detergente líquido com o primeiro detergente específico para roupa de cor.

2005

Persil Power Perls - lavagem com pérolas

Lançamento de Persil Power Perls, com uma nova fórmula, à base de pérolas de lavagem, baseada numa tecnologia patenteada e exclusiva da Henkel.

2006

Persil Sabão Azul e Branco - tradição em nódoas difíceis, para uma limpeza económica

Persil lança no mercado português Persil Sabão Azul e Branco, aproveitando o poder deste tradicional ingrediente na remoção das nódoas, agora numa forma mais moderna.

2007

Persil comemora 100 anos.

Persil celebra o seu centésimo aniversário e surge no mercado com um novo e moderno design e fórmulas melhorada - Persil 100 anos, Melhor de Sempre.

2008

Relançamento de Persil Power Perls e Persil Power Gel

Em 2008 houve um relançamento da variedade Persil Power Perls e Persil Power Gel, com uma nova fórmula Dissolve Nódoas, mais eficaz em água fria, permitindo não só uma melhor performance do produto, como também um menor impacto a nível ambiental (menor consumo de energia).

2009

Persil Gold - eficaz até em água fria

A Henkel lança Persil Gold, um detergente para a roupa direccionado a consumidores mais exigentes com a limpeza e o cuidado da sua roupa. Persil Gold, disponível em Power Perls, Power Gel e Color Gel, garante uma Limpeza Total, eficaz até em água fria. A roupa e o ambiente agradecem, porque ao remover as nódoas mais difíceis, o novo Persil também contribui para uma poupança energética fundamental para a preservação do meio ambiente.

2009

Persil Higiene e Pureza, Limpeza higiénica até em água fria.

Graças à sua nova fórmula com agentes higienizantes e com o ingrediente natural de extracto de eucalipto, Persil Higiene e Pureza oferece uma agradável sensação de frescura, higiene e pureza a toda a roupa.

2010

Persil ActicPower, pequeno, prático, eficaz e de fácil doseamento.

Persil lança o seu novo concentrado ActicPower, 2 x concentrado. ActicPower está disponível nas variedades Universal e Color e garante limpeza total e cores brilhantes, eficaz até a 15ºC. A conveniente garrafa de Persil ActicPower mantém o elevado poder de limpeza, visto que é mais concentrado e menos de uma tampa é suficiente para atingir os resultados de lavagem normais.

2012

Persil Black Gel: as cores escuras e pretas agora em grande destaque

Graças à sua fórmula de cor preta duradoura, o inovador Persil Black Gel oferece limpeza total e proteção prolongada para roupa escura e preta. Estas estão protegidas do branqueamento lavagem após lavagem, mantendo a sua cor por mais tempo. Tudo para que possa disfrutar do belo preto das suas peças de roupa por muito tempo.

2013

Persil Duo-Caps: a qualidade Persil, agora com a máxima conveniência!

Persil lança, em Portugal, a primeira cápsula concentrada do mercado com dois compartimentos, combinando a sua Fórmula Extra Brilho com o poder do Tira-Nódoas Activo. Sendo as Duo-Caps pré-doseadas, oferecem uma maior conveniência e um menor desperdício, garantindo a forma mais fácil e eficaz de lavar a sua roupa!

2014

Persil Frescura & Pureza, limpeza total e perfume único combinados num só.

Persil volta a surpreender os portugueses, desta vez com o lançamento de Persil Frescura & Pureza, combinando a habitual qualidade Persil com uma fragrância única e inovadora a Flor d'Orange & Algodão Puro. A nova tecnologia Coldzyme garante uma limpeza a baixas temperaturas.