Skip to Content

Como remover Nódoas de Curcuma

Para fazer um chili ou um caril de frango com arroz, a curcuma é a especiaria picante que torna o seu prato muito mais interessante. Contudo, se cair curcuma na roupa, o resultado é uma nódoa amarela que pode ser muito difícil de eliminar. Se precisar de tirar uma nódoa de curcuma, eis o que deve fazer.

Como remover Nódoas de Curcuma

Informação Geral de Nódoas de Curcuma

Não importa se usa curcuma em pó ou se a curcuma já vem misturada num preparado para chili ou no caril. A remoção de nódoas de curcuma requer algum esforço. O principal ingrediente da curcuma, a curcumina, é o que lhe confere a cor vibrante que caracteriza esta especiaria. Infelizmente, a curcumina não é solúvel em água.

Se a curcuma que cair na roupa estiver sob a forma de pó, deve em primeiro lugar levar a peça de roupa para o exterior e sacudi-la bem de forma a remover a maior quantidade de pó possível. Depois, siga os seguintes passos para eliminar nódoas de curcuma.

Remover Nódoas de Curcuma: Passo a Passo

  1. Escolha um detergente e tira-nódoas Persil
  2. Raspe o máximo possível de matéria sólida da peça de roupa
  3. Aplique o detergente Persil diretamente sobre a nódoa
  4. Deixe de molho durante vinte minutos no mínimo
  5. Passe por água para retirar o detergente e depois lave à temperatura mais alta possível em função do tipo de tecido
  6. Verifique se a nódoa desapareceu

Escolha um Detergente Persil

Fazer uma lavagem simples de uma peça de roupa com curcuma não vai eliminar a nódoa.  Como a curcuma não é solúvel em água, deve escolher detergentes de elevada qualidade para eliminar nódoas de curcuma. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel.  Experimente também a gama Ação Higiénica e Lavanda.

Pré-Tratamento

Raspe o máximo de matéria sólida possível no caso de caril ou chili e sacuda o máximo de pó de curcuma. Faça o pré-tratamento da área com detergente Persil, esfregando suavemente com os dedos, para que se entranhe nas fibras do tecido. Deixe atuar durante 20 minutos e depois enxague bem, para retirar o detergente.

Lave e Enxague

Use a dosagem para «roupa muito suja» do detergente Persil e lave a roupa à temperatura mais alta possível em função do tipo de tecido. Encontrará essa informação nas instruções presentes da etiqueta da roupa.

Verifique a Nódoa

Verifique se a nódoa desapareceu. Se não tiver desaparecido, não seque a peça para não correr o risco de a nódoa se instalar. Em vez disso, misture detergente com água fria e ponha a peça de molho até duas horas. Lave novamente.

Como Eliminar Nódoas de Curcuma de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Se deixou cair curcuma, chili ou caril numa peça de roupa que não pode ser lavada na máquina, terá de tratar a nódoa de forma localizada. Para tal, aplique o detergente Persil selecionado na área afetada pela nódoa, aguarde 20 minutos e depois retire o detergente. Use um pano seco para absorver a humidade. Poderá ser necessário repetir este procedimento várias vezes, até a nódoa desaparecer.

Tenha em atenção o tipo de tecido. Alguns tecidos especiais podem requerer lavagem à mão.

Detergentes Especiais para Nódoas de Curcuma

Poderá sentir-se tentado(a) a usar tira-nódoas naturais ou soluções caseiras para uma nódoa de curcuma, sobretudo se estiver fora de casa. No entanto, estas soluções podem causar uma dor de cabeça ainda maior do que a inicial e poderá danificar o tecido e a máquina de lavar roupa. Em vez disso, sacuda os resíduos de pó e mantenha a nódoa de curcuma humedecida até chegar a casa e poder utilizar um detergente de confiança como Persil.

Remover Nódoas de Curcuma de Roupa Branca ou Amarela

Para remover uma nódoa de caril de uma camisa branca ou amarela, é necessário seguir os passos acima. Contudo, algumas nódoas difíceis em peças de roupa com estas cores poderão obrigar a vários pré-tratamentos, sobretudo se as nódoas forem escuras.

Passa a vida a sujar a sua roupa com nódoas de caril? Não se preocupe! Com estas dicas conseguirá livrar-se destas nódoas rapidamente.

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

Mais produtos

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

Artigos Mais Recentes

  • Como remover Nódoas de Caril e Especiarias

    Como remover Nódoas de Caril e Especiarias

  • Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

    Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

  • Como Remover Nódoas de Café e Chá

    Como remover nódoas de café e chá

  • Como remover Nódoas de Caril e Especiarias

    Como remover Nódoas de Caril e Especiarias

  • Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

    Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

  • Como Remover Nódoas de Café e Chá

    Como remover nódoas de café e chá