Skip to Content

Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

A sua esferográfica rebentou-lhe no bolso da frente? Colocou uma esferográfica na máquina da roupa, juntamente com as suas calças preferidas? Ou será que o cartucho da impressora começou a deitar tinta no momento em que o trocava? Embora as nódoas de tinta e de caneta em roupa e artigos para a casa sejam muitas vezes escuras e problemáticas, existem estratégias muito simples para as remover.

Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

Tipos de Nódoas de Tinta e de Caneta

A primeira coisa a fazer em relação a uma nódoa de tinta é identificar aquilo que a causou. Foi um marcador? Uma esferográfica? Tinta da impressora? O tipo de tinta da nódoa pode determinar os passos a seguir.

Como Eliminar Tinta da Roupa: Passo a Passo

  1. Escolha o detergente Persil indicado para o tipo de roupa. Provavelmente, o pré-tratamento com álcool (disponível em drogarias e farmácias) contribuirá para libertar as nódoas de tinta.
  2. Faça o pré-tratamento da nódoa passando uma compressa absorvente com um cotonete embebido em álcool e, em seguida, aplique uma pequena quantidade do detergente Persil selecionado.
  3. Lave o tecido à temperatura mais alta possível de acordo com as instruções do fabricante na etiqueta.
  4. Verifique se a nódoa de tinta ou caneta desapareceu.
  5. Repita, se necessário.

Escolher o seu Detergente

Verifique atentamente as instruções do fabricante na etiqueta da sua roupa antes de proceder ao pré-tratamento e à lavagem. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Ação Higiénica e Lavanda.

Faça o Pré-Tratamento da Nódoa

Na maioria das nódoas de esferográfica ou nódoas causadas por tinta de outros tipos de canetas, basta aplicar um pouco de detergente líquido diretamente sobre a nódoa e esfregar suavemente o material.

Se precisar de saber como eliminar nódoas de tinta de uma caneta de tinta permanente ou da impressora, o processo é um pouco mais elaborado. No caso da tinta de impressora, tente retirar a maior quantidade possível de tinta colocando uma folha de papel de cozinha de cada lado do tecido. Esfregue a parte de dentro do tecido, fazendo sair a maior quantidade de tinta possível.

De qualquer forma, recomendamos que faça o pré-tratamento da nódoa de tinta passando uma compressa absorvente com um cotonete embebido em álcool (disponível em drogarias e farmácias) e aplicando, em seguida, a quantidade apropriada do detergente Persil escolhido diretamente sobre a nódoa, deixando que este atue durante alguns instantes (no máximo, 10 minutos).

Verifique a Nódoa

Após a lavagem, verifique se a nódoa desapareceu. Na remoção de nódoas de tinta de camisas ou calças de ganga escuras, poderá não conseguir ver se a nódoa desapareceu enquanto a roupa não secar. Deixe sempre essas peças secar primeiro. Se secar no secador da roupa, irá fazer com que a nódoa se instale, sendo muito mais difícil a sua remoção. Se a nódoa ainda for visível, repita estes passos.

Remover Nódoas de Tinta de Diferentes Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Alguns artigos, como malas, toalhas de mesa, fatos e vestidos, podem não ser laváveis à máquina, mas sim à mão. Nesse caso, faça o pré-tratamento da nódoa e, em seguida, lave o artigo suavemente à mão, enxague com cuidado e deixe secar.

Em certos tecidos, deverá ter atenção ao seguir estes passos. Em alguns tecidos, como a ganga, o vinil, o poliéster, o nylon e o linho, é fácil remover nódoas de tinta e caneta com a lavagem à máquina. Outros tecidos, como a seda, a camurça, o cabedal e a lã, podem ter de ser lavados à mão, para evitar que se estraguem.

Nódoas de Tinta e de Caneta: Condições Especiais

É bastante mais difícil eliminar nódoas depois de lavar ou secar o tecido do que quando a nódoa está molhada. Em alguns casos, contudo, é possível fazê-lo. Para eliminar nódoas antigas e secas, siga as recomendações acima indicadas, fazendo primeiro o pré-tratamento com álcool, seguido da aplicação do detergente Persil selecionado.

Deixe a peça de molho durante 1 ou 2 horas, ou mesmo durante a noite, numa solução de lavagem com o Persil que escolheu. Em seguida, lave à temperatura mais alta possível. 

Repita, se necessário.

Soluções Caseiras para Remoção de Nódoas de Tinta e de Caneta

Os tira-nódoas caseiros ou naturais podem ter resultados imediatos, mas também podem ter consequências imprevisíveis e indesejadas. O sumo de limão, o peróxido de hidrogénio e a lixívia podem alterar a cor da sua roupa. O vinagre pode danificar os materiais de plástico e de borracha na sua máquina da roupa. Além disso, alguns tira-nódoas naturais podem só ser eficazes ao fim de muito tempo.

É possível remover facilmente as nódoas de tinta e caneta quando estas são recentes. Por isso, atue o mais rapidamente possível.

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

Mais produtos

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

Artigos Mais Recentes

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como remover Nódoas de Pólen

    Como remover Nódoas de Pólen

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como remover Nódoas de Pólen

    Como remover Nódoas de Pólen

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma