Skip to Content

Como remover Nódoas de Caril e Especiarias

O caril é um prato condimentado delicioso, mas contém uma especiaria apimentada chamada curcuma, que pode deixar nódoas amarelas na roupa, mal caia. Se quiser fazer com que a roupa volte a ter o aspeto de nova, tem de agir rapidamente para se livrar destas nódoas difíceis.

Como remover Nódoas de Caril e Especiarias

Tipos de Nódoas de Caril e Especiarias

Quer se trate de uma nódoa de curcuma seca, caril ou chili, tem de agir rapidamente para eliminá-la. Contudo, o primeiro aspeto a ter em conta é o local onde a nódoa se encontra. As nódoas de curcuma mancham superfícies duras e estofos, tão facilmente como a roupa. No que diz respeito a nódoas na roupa, pode seguir estes passos.

Remover Nódoas de Caril e Especiarias: Passo a Passo

  1. Aja rapidamente. As nódoas de curcuma penetram rapidamente e são quase impossíveis de remover, depois de se instalarem.
  2. Escolha um detergente Persil  em função do tipo de tecido e da cor.
  3. Faça o pré-tratamento da nódoa, se necessário, aplicando o detergente e esfregando suavemente na área da nódoa.
  4. Lave à temperatura máxima possível, em função do tecido
  5. Verifique a nódoa

Escolha o Detergente

Para remover nódoas de especiarias, opte por um detergente adequado ao tipo de tecido e cor. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama Ação Higiénica e Lavanda. 

Faça o Pré-Tratamento da Nódoa

Aja rapidamente e aplique o detergente Persil selecionado diretamente na nódoa de curcuma. Esfregue suavemente para penetrar no tecido e deixe atuar durante alguns minutos e depois faça a lavagem.

Lave e Enxague

Se optou pelo método de tratamento localizado, coloque a peça de roupa na máquina de lavar, sem enxaguar. Use a dose do detergente selecionado para «roupa muito suja» e lave o tecido à temperatura máxima possível, em função do tipo de tecido e de acordo com a etiqueta da peça.

Verifique a Nódoa

Verifique se a nódoa desapareceu antes de secar a roupa. Se a nódoa não tiver desaparecido, coloque a peça de molho numa solução de água morna e o detergente selecionado, durante algumas horas. Para reforçar a capacidade de remoção de nódoas, aumente a dosagem do detergente e selecione um programa de lavagem longo e intensivo para a lavagem da peça.

Eliminar Nódoas de Caril e Especiarias de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Para tirar uma nódoa de caril de uma camisa ou de umas calças, normalmente os passos acima resolvem o problema. No entanto, se a nódoa caiu numa toalha de mesa, em lençóis ou estofos, verifique sempre a etiqueta da peça, para confirmar se pode lavar o tecido. Poderá ser necessário realizar um tratamento localizado. Neste caso, faça o pré-tratamento da área da nódoa e depois passe por água morna e absorva a humidade. Repita o processo até a nódoa desaparecer.

Detergentes Especiais para Nódoas de Caril e Especiarias

Um método tradicional para remover nódoas de curcuma em estado líquido, como o chili e o caril, é absorver o máximo de líquido possível antes do pré-tratamento. Caso se trate de um tecido de cores neutras, use um detergente que tenha lixívia, como por exemplo o Persil Universal Gel, para tratar esse tipo de nódoa.

Remover Nódoas de Caril e Especiarias de Roupa Branca e Amarela

Na maior parte dos casos, os passos acima deverão funcionar para eliminar nódoas de caril e especiarias de roupa branca e amarela. Contudo, em caso de nódoas difíceis, poderá ser necessário deixar a peça de roupa de molho numa mistura do detergente Persil selecionado e água morna, antes do pré-tratamento e da lavagem.

Deixou cair uma nódoa quando desfrutava de um caril delicioso? Aja rapidamente e elimine as nódoas de curcuma com estes passos.

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

Mais produtos

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

Artigos Mais Recentes

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como remover Nódoas de Jeans

    Como remover Nódoas de Jeans

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como remover Nódoas de Jeans

    Como remover Nódoas de Jeans

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma