Skip to Content

Fruta e Legumes: Como Remover Nódoas de Frutos Vermelhos

Apanhar e comer fruta e legumes frescos é muito saudável, mas se uma nódoa de fruta ou legumes cair na roupa, é necessário saber como lidar com o problema. Isto é sobretudo importante no que diz respeito a comer frutos vermelhos, cujas nódoas podem ser difíceis de remover, se não forem tratadas rapidamente.

Fruta e Legumes: Como Remover Nódoas de Frutos Vermelhos

Tipos de Nódoas de Frutos Vermelhos

As nódoas de frutos vermelhos são as mais frequentes na roupa e, dependendo da cor e do tipo de tecido, podem ser as nódoas mais difíceis de eliminar. Quer se trate de amoras, mirtilos, morangos, arandos ou framboesas, tem de agir rapidamente. Porquê? Estes frutos causam dois tipos de problemas. As cores fortes deixam manchas imediatamente. Se permitirmos que entranhem no tecido, os açúcares existentes no sumo da fruta deixam o tecido amarelo. A lavagem com um detergente composto por agentes branqueadores oxigenados é geralmente a abordagem mais adequada para eliminar estas nódoas difíceis. 

Remover Nódoas de Frutos Vermelhos: Passo a Passo

O que devemos fazer para eliminar estas nódoas?

  1. Escolha o detergente Persil adequado rapidamente
  2. Absorva e raspe o máximo possível de sumo e de matéria sólida dos frutos vermelhos da roupa
  3. Vire a peça do avesso e passe água fria corrente
  4. Lave a peça à temperatura máxima recomendada, de acordo com as instruções da etiqueta
  5. Verifique a nódoa
  6. Se não tiver desaparecido, repita a lavagem, com uma dosagem superior do detergente selecionado e/ou prolongue o ciclo de lavagem. Além disso, colocar a roupa de molho antes da lavagem pode ser útil no caso de nódoas mais difíceis.

Escolha um Detergente Persil

O fator mais importante com as nódoas de frutos vermelhos é agir rapidamente, pelo que deve ter sempre à mão o detergente Persil adequado para remover nódoas de frutos vermelhos da roupa. Para roupa de cor, utilize Persil Color Gel. Para roupa branca, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel. Experimente também a gama de Lavanda e Ação Higiénica.

Faça o pré-tratamento da nódoa

Raspe o máximo possível de matéria sólida e depois absorva a área afetada com uma toalha limpa, para eliminar o excesso de líquido. Vire a peça do avesso e passe água fria corrente sobre a parte de trás da nódoa. Como pré-tratamento, aplique uma pequena quantidade do detergente Persil selecionado diretamente na nódoa, esfregue suavemente para penetrar no tecido e deixe atuar durante alguns minutos.

Lave e Enxague

Quanto mais elevada for a temperatura de lavagem, maior será o efeito de branqueamento e de remoção da nódoa. Por conseguinte, lave a peça à temperatura máxima permitida (na etiqueta de instruções), para eliminar as nódoas de fruta e frutos vermelhos. Além disso, deve optar pela quantidade de detergente para «roupa muito suja» indicada na embalagem de detergente Persil selecionada.

Verifique se a nódoa desapareceu

Após a lavagem, confirme se a nódoa desapareceu. Se não tiver desaparecido, caso a roupa seja branca, repita a lavagem com uma dosagem de detergente superior e/ou prolongue o tempo de lavagem. Se a cor da peça de roupa for neutra, também pode demolhá-la numa mistura de Persil e água morna durante meia hora e depois lavar a peça novamente.

Remover Nódoas de Frutos Vermelhos de Tipos de Roupa e Tecidos Especiais

Se precisa de remover uma nódoa de frutos vermelhos de uma camisa ou uma nódoa de morangos de umas calças brancas, os passos acima devem resolver o problema, desde que tenha agido rapidamente.

Se se tratar de tecidos como a seda, lã ou algodão, deve ter cuidado com o método de lavagem da peça. A seda e a lã requerem quase sempre lavagem à mão.

Remover Nódoas de Frutos Vermelhos em Roupa Branca

Se tiver uma nódoa de frutos vermelhos numa peça de roupa branca, faça o pré-tratamento da nódoa como normalmente, para eliminar a nódoa.

A primavera é a época de sumos de frutos vermelhos frescos. Desfrute, sem ter de se preocupar com as nódoas de frutos vermelhos. Estas dicas vão ajudá-lo(a) a remover essas nódoas rapidamente.

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

Mais produtos

  • Persil Color Gel

    Persil Color Gel

  • Persil Color Gel

    Persil Color Gel

Artigos Mais Recentes

  • Como Remover Nódoas de Ferrugem

    Como Remover Nódoas de Ferrugem

  • Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

    Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

  • Como Remover Nódoas de Café e Chá

    Como remover nódoas de café e chá

  • Como Remover Nódoas de Ferrugem

    Como Remover Nódoas de Ferrugem

  • Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

    Como Eliminar Nódoas de Suor de Camisas

  • Como Remover Nódoas de Café e Chá

    Como remover nódoas de café e chá