Skip to Content

Como tirar Nódoas de Suor de Chapéus

A maior parte das pessoas não espera que a cabeça cause nódoas de suor, mas tal como as camisas ficam manchadas de suor na região das axilas, os chapéus também podem ficar manchados de suor. Geralmente estas nódoas são amarelas ou brancas, devido ao sal existente no suor. Tirar estas nódoas, bem como o odor que as caracteriza, nem sempre é tão simples como colocar o chapéu na máquina de lavar.

Como tirar Nódoas de Suor de Chapéus

Remover Nódoas de Suor de Diferentes Tipos de Chapéus

Normalmente, o tipo de chapéu determinará o método de tirar a nódoa de suor. Para remover nódoas de suor de chapéus de lã, feltro e linho, deve recorrer a uma abordagem delicada e lavagem à mão. Estes tecidos encolhem facilmente e poderão perder a forma se forem lavados na máquina.

Os bonés de basebol mais recentes são normalmente feitos de sarja, algodão ou jersey. Para limpar as nódoas de suor de bonés de basebol, pode usar normalmente um programa para roupa delicada na máquina de lavar ou lavar a peça à mão. Pode também optar por usar um dispositivo de metal para lavar bonés, que mantém a forma do chapéu. O dispositivo de lavar bonés mantém a forma do chapéu e evita que a aba engelhe ou dobre durante a lavagem.

Para remover nódoas de suor de bonés de basebol que facilmente ficam, terá de os lavar à mão. Geralmente, estes bonés são feitos de fibras naturais ou de outros materiais delicados. Outros tipos de chapéus, como chapéus de veludo com fita, cartolas e chapéus de coco, poderão ter de ser lavados à mão ou a nódoa ser tratada a nível localizado, em vez de serem lavados na máquina, para o processo de remoção de nódoas de suor não danificar o tecido.

Tirar Nódoas de Suor de Chapéus: Passo a Passo

  1. Escolha um detergente Persil adequado.
  2. Faça o pré-tratamento da área com o detergente Persil selecionado
  3. Lave o boné de basebol ou chapéu. Leia a etiqueta de instruções de lavagem para determinar se o chapéu deve ser lavado à mão ou na máquina.
  4. Seque o chapéu ao ar livre.
  5. Verifique se a nódoa de suor desapareceu.

 

Escolha um Detergente Persil e utilize-o como Tira-Nódoas

O tipo de detergente a escolher dependerá da cor do chapéu. Para chapéus e bonés laváveis de cores neutras, utilize Persil Sabão Azul & Branco ou Universal Gel.  Experimente também a gama Ação Higiénica e Lavanda.Para o pré-tratamento da nódoa recorra ao detergente Persil selecionado e aplique uma pequena quantidade diretamente na nódoa. Deve seguir as recomendações de dosagem na etiqueta do produto.

Faça o Pré-Tratamento da Nódoa

Faça o pré-tratamento da nódoa com o detergente Persil, esfregue suavemente para o detergente penetrar e deixe atuar durante alguns minutos. De seguida, lave o boné de acordo com as instruções na etiqueta de lavagem.

Lavar o Chapéu

Para remover as nódoas amarelas de um chapéu, terá de o lavar à temperatura máxima possível indicada na etiqueta de instruções.  Alguns chapéus poderão requerer lavagem à mão. Neste caso, encha uma bacia de água tépida e coloque o chapéu de molho. Mexa o chapéu na água e esfregue suavemente com os dedos, para eliminar a nódoa de suor.

Deixe secar ao Ar livre

Dependendo da cor do tecido, poderá ter de deixar o chapéu secar e só depois conseguirá determinar se a nódoa desapareceu. Os chapéus devem secar ao ar livre, pois contribui para manter a respetiva forma.

Verifique se há Nódoas

Se não conseguiu remover as nódoas de suor do chapéu, repita o processo até a nódoa desaparecer.

Remover de Nódoas de Suor de Chapéus: Lidar com diferentes Tecidos e Peças do Chapéu

Alguns tipos de tecidos, como a sarja, o algodão, jersey, acrílico e poliéster são suficientemente resistentes ao tratamento e enxaguamento da máquina de lavar roupa, mas podem perder a forma sem um dispositivo de lavar bonés. Outros tecidos, como o linho, feltro, lã e camurça podem ficar deformados, ganhar pelo ou até desfazer-se, se forem lavados na máquina. Para remover as nódoas destes tipos de materiais terá de tratar a nódoa de forma localizada ou lavá-los à mão.

Além disso, os chapéus também têm alguns adornos que podem ser ainda mais sensíveis do que os materiais de que são feitos. Por exemplo, um chapéu de basebol pode ter um botão de pressão, fecho e ilhós de metal resistentes, que não são danificados numa lavagem na máquina de lavar roupa ou louça. Contudo, também podem ter bordados mais delicados, que podem desfazer-se depois de várias lavagens para remover nódoas de suor do chapéu. Neste caso, a lavagem à mão ou o tratamento localizado da nódoa serão uma opção mais adequada para preservar o chapéu.

Outros tipos de chapéus podem ainda ter peças que também são sensíveis à lavagem. A parte superior rígida e a aba circular de um chapéu clássico, por exemplo, podem ter sido sujeitos a um tratamento com goma para manter a forma do chapéu. Quando tentamos tirar nódoas de suor amarelas de um chapéu, a lavagem na máquina pode destruir a forma do chapéu.

Se não sabe exatamente como tirar nódoas de suor de um chapéu, jogue pelo seguro e não o lave na máquina da roupa. Faça o pré-tratamento da área com a nódoa e depois lave-o à mão. 

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

Mais produtos

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

  • Persil Color Gel

    Persil Color Gel

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

  • Persil Color Gel

    Persil Color Gel

Artigos Mais Recentes

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

    Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

    Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma