Skip to Content

Como tirar Nódoas de Vinho Tinto de Toalhas de Mesa e Guardanapos

Um copo de vinho tinto, algumas velas e a música adequada podem tornar um jantar banal num evento romântico memorável. Contudo, basta um gesto inadvertido e pode acabar com nódoas na toalha de mesa ou nos guardanapos. Apesar de ser compreensível que queira terminar o jantar antes de tratar deste problema, quanto mais rapidamente agir, menores serão as probabilidades de acabar com nódoas definitivas nas suas peças de linho.

Como tirar Nódoas de Vinho Tinto de Toalhas de Mesa e Guardanapos

Tipos de Nódoas em Toalhas de Mesa e Guardanapos

As toalhas de mesa e guardanapos são muito mais suscetíveis a nódoas de vinho tinto, gordura, óleo vegetal, cera e outros tipos de óleo do que outras peças de roupa, porque estão na mesa, em contacto com comida, diariamente. Além disso, as toalhas de mesa também servem de apoio para outras atividades, como fazer os trabalhos de casa, o que as torna suscetíveis a nódoas de tinta de caneta e esferográfica.

As nódoas de vinho tinto são talvez as nódoas mais frustrantes em guardanapos e toalhas de mesa, simplesmente devido à cor escura que deixam. Mas não se preocupe. Estas nódoas podem sair rapidamente, com as medidas certas.

Remover Nódoas de Vinho Tinto: Passo a Passo

  1. Escolha um detergente Persil, depois de verificar se o guardanapo ou a toalha podem ser lavados
  2. Absorva a nódoa com um pano húmido e limpo
  3. Mantenha a nódoa húmida com água fria, para evitar que se instale
  4. Volte a absorver
  5. Faça o pré-tratamento da nódoa com o detergente Persil selecionado
  6. Use a dosagem para “roupa muito suja” do detergente Persil selecionado e lave a toalha ou guardanapo
  7. Verifique se a nódoa desapareceu

Escolha um Detergente Persil

Escolha um detergente adequado para a cor e o tipo de tecido. Use:

  • Persil Universal Gel para roupa branca e de cores neutras
  • Persil Color Gel para roupa de cor

Pré-tratamento

Para remover as nódoas de vinho tinto de toalhas de mesa e guardanapos, deve agir rapidamente. Absorva a área com um pano húmido e limpo para absorver parte da nódoa. Mantenha a nódoa húmida. Não a deixe secar. Aplique água fria na nódoa.

Cubra a área manchada da toalha com o detergente Persil selecionado, esfregue suavemente para penetrar e deixe atuar durante algum tempo. 

Lave e Enxague

Sem enxaguar, coloque a toalha de mesa ou os guardanapos na máquina de lavar roupa. Lave com a dosagem para “roupa muito suja” do detergente adequado. Verifique sempre a temperatura de lavagem recomendada na etiqueta de instruções da peça. Para nódoas de vinho tinto, uma temperatura de lavagem de 40 a 60 graus é o ideal.

Verifique a Nódoa

Verifique se a nódoa desapareceu após a lavagem. Se a nódoa não tiver desaparecido, coloque a peça de molho numa solução de água morna e o detergente Persil selecionado, durante algumas horas. Para reforçar a eficiência de remoção de nódoas, aumente a dosagem do detergente e selecione um programa de lavagem longo e intensivo para a lavagem seguinte.

Tirar Nódoas de Vinho Tinto de Toalhas de Mesa de Diferentes Tipos

O tipo de tecido de que é fabricada a toalha de mesa influencia a forma como se remove as nódoas de vinho tinto e como se mantém a toalha limpa. Por exemplo, se a tolha de mesa ou os guardanapos são feitos de linho ou algodão, os passos acima e a lavagem na máquina devem eliminar a nódoa.

As toalhas de mesa de vinil são porosas, o que significa que os taninos do vinho podem manchar permanentemente o tecido, se a nódoa não for removida rapidamente. O vinil consegue suportar métodos de limpeza suaves e mais agressivos, mas deverá enxaguar e secar a toalha quando terminar. Se deixar a toalha molhada ou se deixar o tira-nódoas demasiado tempo, o vinil pode perder a cor, ficar danificado ou quebradiço.

Remover Nódoas de Vinho Tinto Secas de Toalhas de Mesa

Se o vinho tinto tiver secado, terá de reavivar a nódoa, para a remover por completo. Prepare uma solução de detergente e água morna para pôr a toalha de molho. Deixe-a demolhar durante uma hora, faça o pré-tratamento com o detergente e lave como indicado acima.

As nódoas acontecem e quando assim for, é bom que tenha uma solução rápida para o problema. Com estas dicas vai conseguir tirar o vinho tinto de toalhas de mesa e guardanapos.

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

  • Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes

  • Sugestões de lavagem

    Sugestões de lavagem

Mais produtos

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

  • Persil Color Gel

    Persil Color Gel

  • Persil Universal Gel

    Persil Universal Gel

  • Persil Color Gel

    Persil Color Gel

Artigos Mais Recentes

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

    Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma

  • Como remover Nódoas de Sumo

    Como remover Nódoas de Sumo

  • Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

    Como Eliminar Nódoas de Tinta e de Caneta

  • Como remover Nódoas de Curcuma

    Como remover Nódoas de Curcuma